Recursos renováveis e não renováveis

Páginas: 12 (2973 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2013
CONCEITO DE RECURSOS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
As sociedades capitalistas, que buscam incessantemente o lucro, extraem cada vez mais elementos da natureza, denominados de recursos naturais.
São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, osanimais, dentre outros. Os recursos naturais são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais não renováveis e os recursos naturais renováveis.
A) DEFINIÇÃO DE RECURSOS RENOVÁVEIS E RECURSOS NÃO RENOVÁVEIS.
Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação. Com esse aspecto temos: oalumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o estanho, o níquel e muitos outros. Isso quer dizer que quanto mais se extrai, mais as reservas diminuem, diante desse fato é importante adotar medidas de consumo comedido, poupando recursos para o futuro.

Já os recursos naturais renováveis detêm a capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem em suas atividades produtivas. Os recursos com taiscaracterísticas são: florestas, água e solo. Caso haja o uso ponderado de tais recursos, certamente não se esgotarão.
http://www.brasilescola.com/geografia/os-recursos-naturais.htm
B) EXEMPLOS DE INSUMOS (MATERIAIS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS)
Materiais não renováveis:

carvão, o petróleo, o gás natural, muitos minerais e rochas..
Para evitar o desperdício e diminuir a produção de lixo devem-seutilizar materiais renováveis. Basicamente eles são feitos de compostos orgânicos, principalmente de derivados de plantas ou vegetais. Uma boa forma para utilizá-los é substituir as capas metálicas e plásticas dos aparelhos por esses derivados.
Uma iniciativa é a produção de celulares de madeira: é utilizada uma madeira resistente para evitar o uso de plástico. A empresa japonesa NTT Docomo jáproduziu seu modelo. Ele é feito de madeira de cipreste de áreas de reflorestamento do Japão, moldado com uma tecnologia elaborada pela Olympus, uma de suas parceiras. Esse aparelho não usa corantes nem tintas artificiais e a madeira mantém a propriedade natural de resistência a chuva e insetos.
Outra iniciativa é substituir o plástico que envolve laptops e monitores por bambu - material natural,leve e resistente. A ASUS já criou uma linha ecológica e a batizou de EcoBooks. A ideia é utilizar esse material renovável, de rápido crescimento e com baixo impacto ambiental. A grande vantagem é a possibilidade de reciclar a embalagem em caso de dano.
materiais naturais derivados de plantas, como o milho. A Samsung desenvolveu seu primeiro celular com bioplástico de milho, o Reclaim. Além dacapa ecologicaidmente correta, ele possui todas as características de um bom smartphone, como câmera e teclado QWERTY. E para completar, até sua embalagem é feita com materiais 70% reciclados e tinta à base de soja.

Na Figura 1 usa-se a linguagem simbólica dos fluxos de energia para representar um sistema que gera matérias-primas agrícolas e faz o beneficiamento industrial das mesmas para produçãode alimentos preservados, incluindo a reciclagem de nutrientes e materiais industriais e o tratamento de efluentes.





















Figura 1. Relações entre a agroindústria e seu ecossistema.


http://www.unicamp.br/fea/ortega/plan-disc/TA530-1a.htm

C) DEFINIR OS PRINCIPAIS TIPOS DE ENERGIA - RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS. Tecer comentários sobre vantagens edesvantagens do uso de cada uma.
FONTES RENOVÁVEIS
1. Energia das marés: é a energia que pode ser obtida da variação do nível de água dos oceanos (energia potencial) para obtenção de energia mecânica;
2. Energia geotérmica: é a energia obtida do calor gerado a partir dos elementos radioativos presentes em depósitos subterrâneos e do magma existente no interior do planeta;
3. Energia solar: é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recursos renováveis e não renováveis
  • Recursos Renovaveis e nao renovaveis
  • Recursos nao renovaveis e renovaveis
  • Recursos naturais renováveis e não renováveis
  • Recursos naturais renováveis e não renováveis
  • recursos naturais renováveis não renováveis
  • Recursos Naturais Renováveis e não Renováveis
  • Recursos não renovaveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!