Recursos humanos

Páginas: 11 (2531 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO

Trabalho acadêmico apresentado como requisito para a avaliação na disciplina de Técnica de Negociação ministrada pela Professora MSc. Karem Grubert Rojas. Tutor a Distância Professora Bruna Cristiane de Sá, pela Professora Fernanda Maria Munhoz Salgado- Tutora Presencial.



São Paulo, 17 de abril de 2013.



Roteiro de preparação para negociação salarial.

Paraser bem sucedido em qualquer tipo de negociação, precisamos saber o tipo psicológico do nosso oponente, quanto mais informações sobre o gestor e a empresa, mas chance de sucesso na negociação.

Numa negociação salarial, alguns preceitos precisam ser considerados.
O empregador vai assumir que o colaborador esta satisfeito com o que ganha, que resume ‘’quem não chora não mama’’, porém seránecessário confirmar se o colaborador merece e se ele esta preparado para negociar.

O negociador deve conhecer a vida financeira e o que a empresa é no mercado, assim poderá trocar o máximo e o mínimo aceitável para os dois, o negociador precisa saber o lugar do colaborador no mercado, o salário em outras empresas, isto serve de base para uma argumentação.

O colaborador precisa conquistar o seuempregador, mostrar que realmente ele vale o que ganha.

O especialista Marcio Miranda diz:

“O que mais surpreende o outro lado é você estar preparado, e para isso, precisa fazer um planejamento adequado, se você for um negociador médio e se preparar, você leva vantagem sobre um supernegociador despreparado”.

O negociador deve evitar algumas situações como por exemplos:

• Ignorar asituação econômica da empresa.
• Falta de planejamento.
• Propagar o pedido de aumento, o pedido deve ser feito apenas ao profissional que deve ter o poder de decisão.
• Blefar, falar de outra empresa, neste caso você pode ganhar uma “boa sorte”.
• Usar argumentos artificiais.
• Basear em tempo de empresa.
• Usar argumentos pessoais, a necessidade pessoal não tem nada haver, o que vale é aqualidade profissional.
• Falta de coerência no valor do aumento, o pedido devera ter muito baixo, para não ter que logo uma nova negociação ou outro valor alto, que mostrara que o colaborador esta fora do mercado.
• Desistir com o não, todos ficam na expectativa do sim para elaborar a negociação, só que devem estar preparador para ouvir um não, caso a resposta seja não, ouvir as razões e renovar asinformações e metas para uma próxima oportunidade.

Anexos

Texto I (Etapa 1, passo3).

As diferentes conceituações de negociação.

Lewicki e Hiam

O autor trata da negociação como um jogo, pois diz que há vantagens em vê-la assim, a maioria das negociações são analisadas com suas conclusões. Na maioria das negociações tem uma seqüência de um padrão claro e objetivo.

Focoprincipalmente nas habilidades fundamentais do trabalho dos negociadores, no que se refere, a colocar-se no lugar da outra parte.

O planejamento é o estágio mais importante de uma negociação.

Kassem Mohamed El Sayed

Já Kassem diz que a negociação e encarada como uma arte, que assim sendo, é aquilo que se aprende e aprimora na prática formada por três elementos que são: Criatividade, Sensibilidade eInstituição.
Para desenvolvermos uma negociação bem sucedida devemos aprender sobre o processo de negociação, buscar a construção de melhores relacionamentos e nos compreendermos.

Desse modo a negociação deve ser considerada como oportunidade tão almejada para desenvolver e fortalecer os nossos relacionamentos,

O processo de negociação ideal é aquele que satisfaz um maior número de pessoasenvolvidas.

Texto II (Etapa 2, passo 2).

Introdução

Onde houver mais de uma pessoa com o pensamento, ideologias e interesse divergentes ou convergentes haverá uma negociação, com o passar do tempo estas situações aumentam, seja no ambiente familiar no trabalho, todos acabam se tornando negociadores.

Um bom negociador deve desenvolver a habilidade e as formas de negociar, utilizando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recursos humanos
  • Recursos humano
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recurso humano
  • Recursos humanos
  • recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!