Recursos humanos na a.p

Páginas: 21 (5037 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
IMPLICAÇÕES DO NOVO SERVIÇO PÚBLICO NA GESTÃO DAS PESSOAS

João Marreiros
Aluno Nº 21170497

RESUMO: Este trabalho tem como objectivo a definição de Gestão de Recursos Humanos na Função Pública, e as implicações que o novo Serviço Público terá na gestão das pessoas. Definem-se os três modelos de Estado, conceitos relacionados comadministração pública, tais como Serviço Público e Função Pública. Abordam-se factos interessantes no âmbito dos Recursos Humanos tais como os concursos, o SIADAP, as férias, as faltas as licenças. Refere-se ainda o próximo passo na ordem da administração pública, que se designa por e.Governance.

INSTITUT0 POLITÉCNICO DE COIMBRA
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAQUIMICA E BIOLÓGICA DEZEMBRO DE 2007

1. DO ESTADO NOVO ATÉ HOJE
Em teoria pode afirmar-se que o Estado passou de um período absencionista no séc. XIX para um período intervencionista na economia no séc.XX. Assim a partir do Estado empreendedor (séc. XVIII), para quem a economia não necessitava de ser regulada artificialmente por meio de forças exteriores, isto é capitalismo auto-regulado dedentro para fora do mercado (terminou com o inicio da I Guerra Mundial e teve o seu fim assinalado mundialmente com a conferência de keynes The end of laissez faire, em 1926), passando por um período de alta intervenção económica do Estado (em Portugal terminou com o 25 de Abril, regra geral, mundialmente falando, este período terminou com a II Guerra Mundial), passou-se para um tipo de Estado queconjugou os dois anteriores modelos.

1.1.

Modelos de Administração Pública

Existe uma ligação entre os modelos de administração pública e modelos de gestão de recursos humanos, daí, para uma melhor compreensão da gestão de recursos humanos na administração pública seja interessante uma definição dos modelos mais conhecidos de administração pública, no século XX. A noção de serviço públicotem evoluído ao longo das últimas décadas no sentido de se familiarizar com as regras de mercado e de livre concorrência actualmente dominantes. Os três modelos mais conhecidos são: o tradicional, do Estado empreendedor, o liberal, do Estado franqueador e o do novo serviço público, do Estado parceiro.

1.1.1. O modelo tradicional, do Estado empreendedor O modelo tradicional, do Estadoempreendedor, é baseado no modelo de tipo ideal utilizado por Weber, distante da política, privilegiando leis e procedimentos administrativos a valores, prevalecendo a racionalidade do “homem administrativo”, em que posto em posições de tomada de decisões este não maximiza, apenas satisfaz, já que apenas toma decisões racionais quando dispõe de um manancial de informação acerca da decisão que está prestes atomar, como por exemplo, consequências, dados de probabilidades, eventos futuros, alternativas disponíveis. Apesar de poder apresentar algumas discrepâncias o modelo tradicional, basicamente, tende a determinar reformas para melhorar a eficiência e o fortalecimento institucional das organizações e poderes públicos. Assim evoluiu-se no sentido de criar reformas para a consolidação de umaadministração pública actuante, baseando-se assim, na expansão efectiva do Estado e na construção de instituições fortes para a maximização das respostas aos desafios sociais. O modelo tradicional, é caracterizado por: • Planeamento e coordenação central da implementação de politicas publicas. • Aumento da capacidade de implementação destas políticas, a todos os níveis de intervenção do estado. • Ocupação depostos chave por funcionários altamente treinados. • Ênfase na mística e capacidade do servidor público como incentivo para a inovação. • Limitação da intervenção politica, apenas no campo administrativo • Responsabilidade da base ao topo e direcção do topo á base. • Ênfase no cidadão como utente.

1

1.1.2. O modelo liberal, do Estado franqueador O modelo de administração pública, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recursos humanos
  • recursos humanos
  • Recursos humano
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recursos humanos
  • Recurso humano
  • Recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!