recursos do uso comun e os recursos ambientais dos serrados de minas gerais: algumas reflexões

9741 palavras 39 páginas
P á g i n a | 235
Os recursos de uso comum e os conflitos ambientais nos cerrados de minas gerais: algumas reflexões
Marcos Nicolau Santos da Silva

OS RECURSOS DE USO COMUM E OS CONFLITOS AMBIENTAIS NOS
CERRADOS DE MINAS GERAIS: ALGUMAS REFLEXÕES
Marcos Nicolau Santos da Silva
Professor do curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo - CAED/FaE/UFMG. marcos.nicolau@yahoo.com.br Resumo:
Neste artigo busca-se uma aproximação de algumas discussões sobre os recursos naturais de uso comum dos Cerrados de Minas Gerais, relacionando-as com o campo dos conflitos ambientais.
Inicialmente ressalta-se a necessidade de explicitar que o(s) Cerrado(s) aqui é (são) tratado(s) no plural, pois não há como pensá-los sem considerar sua vasta dimensão social e ecológica/ambiental.
Os procedimentos metodológicos foram a revisão bibliográfica sobre as duas temáticas abordadas e a observação, acompanhados da análise de pesquisas qualitativas desenvolvidas com camponeses nos
Cerrados do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Nessas pesquisas, utilizaram-se como instrumentos para coleta de dados a entrevista semiestruturada e os relatos orais gravados em áudio, bem como anotações de campo. As reflexões apontam que as políticas destinadas aos Cerrados e as ações do capital levaram e têm levado essas áreas à extrema degradação, resultando em desequilíbrios socioambientais que, consequentemente, colocam esses territórios em disputa. As experiências vêm demonstrando que a exploração dos recursos naturais em regime de propriedade comum pelas populações sertanejas, até o presente, é uma forma eficiente de conservação dos Cerrados, embora também estejam sujeitos à degradação. Assim, torna-se necessária maior atenção, investimento público e a retomada dos territórios ocupados, devolvendo-os às populações dos Cerrados, bem como a sua conservação.
Palavras-chave: Cerrados. Recursos de Uso Comum. Conflitos Ambientais. Território.

COMMON USE RESOURCES AND

Relacionados