Recritalização de substancias

1948 palavras 8 páginas
Sumário

1.0 Resumo
O referido relatório mostra como purificar uma mistura de benzoato de sódio e enxofre através do método de recristalização e posteriormente verifica a eficiência através da pesagem do material restante após o termino do processo de esfriamento do solido recolhido após a filtração da mistura.

2.0 Objetivo
Purificar uma substância através do método da recristalização e comprovar a eficiência.

3.0 Fundamentos teóricos
As substâncias puras são aquelas formadas por apenas uma variedade de molécula. Ou seja, todas as moléculas são iguais. Por conta disso, possuem ponto de fusão, solidificação, ponto de ebulição constante, e sua composição é bem definida.
3.1 Substância pura simples
As substâncias puras simples são formadas por apenas um elemento químico. Por exemplo, o gás Nitrogênio é composto apenas por átomos N:

3.2 Substância pura composta
Já as substâncias puras compostas podem ter vários elementos químicos diferentes na mesma molécula.
Por exemplo, a água pura contém apenas moléculas H2O, mas como sabemos, é formada pelos elementos químicos Hidrogênio e Oxigênio:

Essas substâncias podem originar sistemas homogêneos e heterogêneos:
3.3 Sistema homogêneo
Apresenta apenas uma fase, que pode ser visualmente identificada. Exemplo: copo de água líquida.

3.4 Sistema heterogêneo
Pode apresentar mais de uma fase, como um copo de água com gelo (lembrando que tudo que está no copo ainda é água, apenas em estados físicos diferentes).

Como na natureza raramente encontramos substâncias puras, e em função disso é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância. Reconhecemos que uma substância é pura ou purificada, ou que ela foi realmente separada da outra substância que a acompanhava numa mistura, pelas propriedades que a substância nos apresenta. Utilizam-se alguns métodos para separar uma mistura um desses métodos e a recristalização.
3.5 Recristalização
A maioria

Relacionados

  • Amido Termopl Stico Fibra De Coco Verde RAMIREZ M
    40078 palavras | 161 páginas