Análise do Filme V de Vingança

382 palavras 2 páginas
IFMT, Barra do Garças, 2013.
Disciplina: Filosofia
Docente: Ivo Luciano
Discente: Leonardo Luiz Mazurek Lira, Mateus Abdo,
Gabriel Henrique e Rodrigo Viana.
Turma: 2° ano de comércio

Trabalho de Filosofia

1) O filme “V de Vingança” faz várias referências ao conteúdo estudado. A trama se trata de um vingador mascarado que pretende se vingar das pessoas que o torturaram no passado. Para alcançar objetivo o personagem conta com planos mirabolantes ao cometer crimes, como assassinatos e terrorismo, o mesmo conta com a ajuda de uma jovem que salvará de um estupro que viria a ser cometido por uma espécie de policias do governo.
O inimigo a ser derrubado no filme é o chanceler, que exerce um regime totalitário, pautado no medo e na opressão. É utilizada a força militar para reprimir a população, com medidas como o toque de recolher, a prisão e tortura contra os rebeldes e o extermínio dos que tentam prejudicar o governo de qualquer forma. Além do mais, a mídia é constantemente usada para controle e manipulação do povo, espalhando mensagens de apoio ao governo e propagando as ideias e intenções do chanceler, assim como é visto nos dias de hoje, durante os pronunciamentos presidências, propagandas partidárias, entre outras coisas. O codinome V usa o televisão ao seu favor, através de um golpe, consegue espalhar sua mensagem de incitação à revolta. Atualmente, a internet vem sendo usada com essa finalidade, na parte de organização de protestos e na divulgação de informações que a mídia tradicional não expõe.
No enredo do filme, a população é impedida de exercer seus direitos em vários aspectos, porém após sucessivos ataques feitos pelo codinome V, o chanceler entra em pânico, e tenta propagar a mensagem que o país está em perigo e que ele seria um herói. Mas não se convencendo disso, todos fazem uma grande marcha rumo ao parlamento para ver o xeque-mate do herói mascarado, que seria explodir o parlamento inglês. Isso também ilustra no filme, as

Relacionados