Recreação

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
TRABALHO DE RECREAÇÃO

JOGOS COOPERATIVOS

NOME RA.
EDSON WAKIYAMA DE MEDEIROS 412202029
JOSIEL DOS SANTOS 412202327
PEDRO HENRIQUE BARBOSA CARDOZO 412202729
RENATO
ROQUE MESSIAS DA SILVA 412202649
VINICIUS ASSUNÇÃO 412201390

DEFINIÇÕES E CARACTERÍSTICAS:
“O jogo cooperativo, segundo Amaral (2004), busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ouhabilidades de cada indivíduo, aplicá-las em um grupo e tentar chegar a um objetivo comum. O que mais importa é a colaboração de cada indivíduo do grupo, é o que cada um deles tem para oferecer no momento da atividade, para que o grupo consiga agir com mais eficiência nas tarefas.”
Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação entre as pessoas. Nojogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário., fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar seu lado.
Jogos Cooperativos são usados para integração das pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros, as pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, esim o processo como um todo. Os jogos cooperativos resultam numa vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente.
O jogo cooperativo ajuda as pessoas a se libertarem da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem agressão física, e cada um no seu próprio ritmo,ou seja, o que uma pessoa não consegue cumprir a outra, tentará em seulugar e assim por diante.
Os jogos cooperativos ajudam as pessoas a aprenderem a trabalhar em grupo, muito por não existir uma faixa etária específica em cada jogo, desde crianças até adultos. O que mais importa em jogos cooperativos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade.
Libertam da competição: o objetivo é que todos participemalcançando uma meta.
Libertam da eliminação: o jogo cooperativo busca a integração de todos.
Libertam para criar: criar é construir e, para construir, a colaboração de todos é fundamental. As regras são flexíveis, e os participantes podem contribuir para mudar o jogo.
Libertam da agressão física: certamente gastamos energia na atividade física, mas se promovemos a agressão física contra o outro, estamosaceitando um comportamento destrutivo, o jogo cooperativo propõe o contrário

CONSIDERAÇÕES:

O aumento da conscientização da necessidade de incentivar e desenvolver o espírito de cooperação, de participação numa comunidade, vem transformando profundamente o estilo de se trabalhar em grupo.
A própria capacidade coope- rativa é um quesito valorizado na hora de conseguir emprego, porque as pessoasestão descobrindo que não dá para ir muito longe sozinhas.
Antigamente, as grandes invenções eram atribuídas a uma pessoa. Foi assim com o telefone, com a lâmpada. Hoje, são as equipes que trabalham em conjunto, e unir- se de maneira eficiente tornou- se muitíssimo importante.
Há muito, que os jogos estão presentes nas atividades educacionais, mas a maioria dos jogos tradicionais no Ocidentesão competitivos.O conceito de jogos cooperativos tem como elementos primordiais a cooperação, a aceitação, o envolvimento e a diversão.
Nos jogos cooperativos o confronto é eliminado e joga- se uns COM os outros, ao invés de uns CONTRA outros.
A comunicação e a criatividade são estimuladas. Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar um desafio oualcançar um objetivo, enquanto que nos jogos competitivos cada pessoa ou time tenta atingir um objetivo melhor do que o outro.
Jogar cooperativamente é re-aprender a conviver consigo mesmo.
Os padrões de comportamento que temos hoje são influenciados pelo que vivenciamos em nossa infância, enquanto adquirimos conhecimentos culturais, científicos e mais fortemente nas brincadeiras.

JOGOS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recreação
  • recreaçao
  • Recreação
  • recreaçao
  • Recreação
  • Recreação
  • Recreação
  • recreação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!