Recreação

Páginas: 8 (1961 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
1 O ACAMPAMENTO DE FÉRIAS NABAMORANGA


O Acampamento de Férias NabaMoranga proposto é um equipamento de lazer considerado específico de turismo social não urbano. Alguns dos propósitos oferecidos nestes locais são o divertimento, a socialização e a integração com o outro e com a natureza. O ambiente é considerado democrático por proporcionar a sensação de liberdade à criança, principalcaracterística do lazer.
Dentro deste contexto as atividades desenvolvidas devem ter por base a construção do caráter do ser humano. Valorizando ações mais ligadas à cooperação e não ao individualismo. Suas atividades devem ser baseadas em elementos que trabalhem as diversas partes constituintes do ser humano, que se trata do físico, do intelecto e do emocional.
A partir deatividades com conteúdo educativo, onde se possa dar continuidade aos valores já difundidos no contexto escolar ao mesmo tempo em que se ressalta a importância do lazer.


1.1 O LOCAL E SUAS CARACTERÍSTICAS


O acampamento de férias NabaMoranga possuirá ampla área verde. Com infra-estrutura de qualidade em um ambiente de campo, uma espécie de chácara.
Contará com estacionamento próprio,quadra poliesportiva, campos de futebol, playground, piscina com cascata, vestiários, refeitório, dormitórios com banheiros coletivos, salão de festas, salão de jogos, lago dos pedalinhos, centro de enfermagem, trilha ecológica, torre de escalada e tirolesa (Figura 1).

[pic]
Figura 1 – Planta do acampamento de férias NabaMoranga
Fonte: Adaptação Toca da Raposa, 2009.Crianças vivem intensamente e por isso o local deve ser espaçoso e adequado para o período de permanência. Nesse contexto encontram uma forma de amenizar o cotidiano, as exigências familiares e escolares, trabalhando de forma lúdica e utilizando a fantasia, explorando o universo imaginário nas atividades.















2 O PÚBLICO-ALVO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PRATICANTE


Oacampamento será freqüentado pelo público infanto-juvenil. A partir dos nove anos é permitida a estada da criança com idade limite de onze anos. Este público tende a praticar atividades em que possam movimentar-se, de preferência sem preocupar-se com limites convencionais ou arbitrários. Qualquer forma de diversão é válida independente dos recursos utilizados.
O participante estará em um localdiferente do convencional, longe de casa, com programação de atividades para todo o período de permanência. Sendo assim uma forma de gastar a energia e mudança de rotina. O acampamento proporcionará momentos de descontração e diversão, sendo uma opção de lazer que enquadra-se perfeitamente a essa faixa etária.


2.1 DURAÇÃO


Durante todos os meses do ano, o acampamento ofertaráatividades de período integral com pernoite, em três dias e duas noites. Os acampantes chegam geralmente na sexta-feira à noite e permanecem até domingo à noite.


2.2 OBJETIVO


O intuito do Acampamento de Férias NabaMoranga será de proporcionar desenvolvimento e lazer, não apenas ocupar o tempo. Contribuirá para formação e maturidade do acampante aliada ao ambiente descontraído dediversão. Através da convivência em grupo aprende-se a viver em harmonia, respeitando o próximo e as diferentes formas de pensar.
Seu objetivo é promover a diversão e o aprendizado, complementando a educação formal e promovendo a integração dos grupos através da interação. O acampamento é um local onde o monitor cumpre a função de recreacionista, além de cuidar das crianças. Também trabalha olado da amizade, do companheirismo, procurando demonstrar que as atividades desenvolvidas serão agradáveis e muito divertidas.
Para que estas metas sejam atingidas é fundamental possuir uma equipe forte de monitoria. Uma equipe bem preparada e estruturada, com conhecimentos e aprimoramentos pertinentes à realização da programação.
O monitor deve ter formação em cursos superiores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • recreação
  • recreaçao
  • Recreação
  • recreaçao
  • Recreação
  • Recreação
  • Recreação
  • recreação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!