Recife

Páginas: 4 (994 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
-------------------------------------------------
História do Recife

A cidade do Recife tem sua origem intimamente ligada à de Olinda. No foral (carta de direitos feudais) de Olinda, concedidopor Duarte Coelho em 1537, há uma referência a "Arrecife dos navios", um lugarejo habitado por mareantes e pescadores. O Recife permaneceu português até a independência do Brasil, com a exceção deum período de ocupação holandesa entre 1630 e 1654.
-------------------------------------------------
Inícios
Durante os anos anteriores à invasão da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, opovoado do Recife existiu apenas em função do porto e à sombra da sede Olinda, local que a aristocracia escolheu para residir devido à sua localização elevada, que facilitava a defesa. Ergueram-sefortificações e paliçadas em defesa do povoado e do porto do Recife, todas elas voltadas para o mar. Os temores voltavam-se para o oceano por conta dos constantes ataques ao litoral da América Portuguesa pelanavegação de corso e pirataria. Ainda no final do século XVI o "povo dos arrecifes" foi atacado e saqueado pelo pirata inglês James Lancaster que, com três navios, derrotou a pequena guarniçãoresponsável pela defesa do porto. Entre os anos de 1620 e 1626 o então governador Matias de Albuquerque procurou estabelecer posições fortificadas no porto do Recife a fim de que se pudesse evitar outro ataquecomo aquele, bem como dissuadir aCompanhia das Índias Ocidentais da idéia empreendida na Bahia em 1624.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Governo da WIC

O Recife, conhecido como Mauritsstad (Cidade Maurícia), foi a capital do Brasil neerlandês, tendo sido governada na maior parte do tempo pelo conde alemão (a serviço daCoroa dos Países Baixos) Maurício de Nassau. O império neerlandês nas Américas era composto na época por uma cadeia de fortalezas que iam do Ceará à embocadura do rio São Francisco, ao norte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RECIFE
  • recife
  • Recife
  • recife
  • Recifes de Corais ou Recifes de Algas?
  • Intervenção em Recife
  • Recifes de corais
  • O trânsito no Recife

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!