Reciclagem Pastico Rmpc

8680 palavras 35 páginas
Tipologia, Produção, Consumo e Reciclagem de Plásticos

Introdução

O que são os plásticos? O termo plástico pode ser definido como aquele material que possui a caracterísitica de mudar a forma ou forma ou a estética. Que tem a propriedade de adquirir determinadas formas, por efeito de uma ação exterior. A origem do termo vem do grego plastikós que se referia as dobras do barro. Em latim, plasticu, refere-se “aquele objeto pode ser modelado”. Hoje, o plástico ou matéria plástica é uma designação genérica para um grande grupo de materiais sintéticos que apresentam em comum o fato de serem moldáveis, através de processamento e aquecimento.

A matéria plástica, ou os plásticos, se tornaram comuns com o advento da petroquímica que possibilitou a obtenção, em larga escala, da matéria prima necessária para se fabricar uma vasta gama de plásticos, o nafta (Fig. ).

Fig. – Esquema de uma torre de refino do petróleo com os sub-produtos que normalmente são gerados nesse processo. Dependendo da posição vertical de extração do destilado, na torre de refino são obtidos diferentes produtos com quantidades decrescentes de átomos de carbono (e de pontos de ebulição) em suas moléculas a medida que vamos para o topo. Na base, temos o asfalto e no topo temos o gás de petróleo que é engarrafado em alta pressão para que se possa tornar líquido. O nafta é um conjunto de substâncias com uma média de 6-7 átomos de carbono e um ponto de ebulição variando entre 20 e 100 oC.

Por que os plásticos têm tanto sucesso? Por que são tão disseminados? A matéria plástica está presente em praticamente todos os ambientes de nosso cotidiano. Antes mesmo de acordarmos, dormimos em colchões que usam a espuma, uma forma de plástico. Ao acordarmos fazemos o uso de escovas de dente, pentes e sandálias. Ao chegarmos à cozinha, para o café da manhã, deparamos com o plástico presente sob diversas formas nas geladeiras, panelas, e uma infinidade de artefatos de cozinha. Ao voltarmos

Relacionados