Reciclagem educar para concientizar

Páginas: 5 (1044 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014







SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Pedagogia
Eliane César Santos








RECICLAGEM:
EDUCAR PARA CONSCIENTIZAR







educação ambiental deve proporcionar ao homem a oportunidade de conhecer-se como cidadão; estimular, proporcionando ao outro, a mesma condição; reconhecer no mundo o mundo de todos; caracterizar o tempo e o espaço de todos como sendo osmesmos; admitir que as gerações futuras devam ter a qualidade de vida que merecem. Para isso, é necessário que se julguem os homens iguais, em tempo e lugar, com as mesmas necessidades essenciais e referenciais que permitam, na consciência e responsabilidade das alternativas das posturas, as relações ambientais que indiquem a atuação de um sujeito realmente ético, no meio em que vive.
Oliveira 1999(Apude Rucheinsky,2002, p. 82)






Ubá
2014


Eliane César Santos
















RECICLAGEM:
EDUCAR PARA CONSCIENTIZAR






Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio CurricularObrigatório: Gestão.
Profs.: Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio,
Laura Cava, Raquel Franco.
Semestre 5º
Tutor: Artur Pires de Camargos Júnior.









Ubá
2014




Introdução:


Em meio às agressões que o ambiente vem sofrendo ao longo dos anos, principalmente com o acumulo de lixo nos aterros e terrenos baldios verifica-se a importância de conscientizar esensibilizar as crianças e os pais nas escolas sobre as formas de separação do lixo e fazer a reutilização de materiais recicláveis. O excesso de lixo é prejudicial ao meio ambiente. Os "lixões" continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos acarretando graves prejuízos ao meio ambiente e a qualidade de vida da população. Mesmo assim a produção de lixo aumenta assustadoramente e cada habitante de umacidade produz cerca de 1 Kg de lixo por dia. No Brasil, a preocupação com a coleta de lixo teve início em 1880, quando o então imperador D. Pedro II assinou o Decreto número 3024, aprovando o contrato de limpeza e irrigação da cidade de São Sebastião no Rio de Janeiro. O contrato foi executado por Aleixo Gary e depois por Luciano Francisco Gary. A designação “gari” para trabalhadores da limpezaurbana em muitas cidades brasileiras vem desta época.
Para minimizar os impactos ambientais, o lixo deve ser separado e recolhido com frequência sendo levado para locais adequados. Para a separação do lixo, basta ter dois tipos de recipientes: um para o lixo úmido e rejeitos, e outro recipiente para o lixo reciclável como o plástico, metal, vidro e papel, todos devidamente limpos e secos. Aspilhas e baterias não podem ser descartadas no lixo doméstico, pois contém metais pesados e contaminam o meio ambiente.
A reutilização e a reciclagem são práticas bastante antigas que fazem com que os problemas que o lixo causa ao meio ambiente sejam menores. A reciclagem é o ato de aproveitar os resíduos reutilizáveis para fabricar novos produtos de forma artesanal ou industrial.
A humanidadeprecisa encontrar uma forma de explorar os recursos naturais sem danificar o meio ambiente, caso contrário todos sofrerão as consequências de forma desumana, e imersa em seus próprios resíduos.












Objetivo

Em decorrência dos problemas ambientais emergentes e das pressões populares, para estabelecer uma política ambiental, na Constituição de 1988, o seu artigo 225 que dizrespeito ao meio ambiente.
“Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
A educação para a cidadania é uma maneira de motivar e sensibilizar o ser humano a participar da promoção da qualidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educar é...
  • Educar
  • Educar
  • Como educar?
  • educar
  • educar
  • educar
  • educar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!