Escola burocratica

Páginas: 12 (2923 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Introdução

Burocrática é um termo muito utilizado para definir um modelo de organização baseado na racionalidade, ou seja, a busca pela eficiência máxima na realização dos processos para alcance dos objetivos.
O modelo Burocrático de Organização desenvolveu-se em meados dos anos 40, devido a uma serie de fatores dentre eles a fragilidade e a imparcialidade das Teorias Clássica e das RelaçõesHumanas e a necessidade de um modelo mais racional. Seu foco é na estrutura. Nesse contexto será apresentado quais suas origens, os tipos de sociedade e de autoridade. Suas principais características, suas vantagens, a Racionalidade Burocrática, suas conseqüências e também as criticas a ela atribuída. Possibilitando assim um conceito de Burocracia que é de grande importância para o bomfuncionamento das organizações sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativos.
Origem e Características
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, na adequação dos meios aos objetivos. Garantindo a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Sua origem remonta a época da Antiguidade e desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940, devidoaos seguintes aspectos:
1. Fragilidade e Parcialidade da Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas:
Ambas eram contraditórias e não possibilitaram uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais, pois tinham pontos de vista incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais completo e amplo.
2. A necessidade de um modelo de organização racional:
Ondeé capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, como o comportamento dos membros participantes, aplicando além das fábricas, à empresas e a todas as formas de organização humana.
3. Crescente tamanho e complexidade das empresas:
Exigir modelos organizacionais mais bem definidos e completos, pois a Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas mostraram-se insuficientes para corresponder ànova situação.
4. Ressurgimento da Sociologia da Burocracia:
Trabalho de Max Weber, a Sociologia da Burocracia propõe um modelo de organização, proporcionando as bases da Teoria da Burocracia.
De acordo com Max Weber, a sociedade se subdivide em 3 tipos:
Sociedade Tradicional: Predominam características patriarcais e patrimonialistas. Exemplos: Famílias, Clã, etc.
Sociedade Carismática:Predominam características místicas, arbitrárias, etc. Exemplos: Profetas, heróis, etc.
Sociedade legal, racional ou burocrática: Onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins. Exemplo: Nas grandes empresas.
Para cada tipo de sociedade esta vinculada um tipo de autoridade. Ela é a legitimização do poder exercido por uma determinada pessoa ou grupo sobre algum ser.Ter autoridade é ter poder, mas a recíproca não é verdadeira. Para ela ocorrer deve haver a aceitação da figura da autoridade pelo grupo nela vinculado. Isso leva a dominação. A autoridade pode ser exercida de 3 (três) maneiras:
1. Autoridade Tradicional
Os subordinados aceitam as ordens dos superiores, por se tratar de uma ordem natural exercida pelo grupo. Suas principais características éser conservadora e irracional. Pode ser herdada e transmitida. A dominação tradicional subdivide-se em 2 grandes grupos, de acordo com o numero de pessoas subordinadas:
Forma Patrimonial -> os indivíduos servem diretamente o detentor da autoridade de forma pessoal. Com isso, dependem dele economicamente. Ex: Pai de família.
Forma Feudal -> os subordinados a autoridade vigente possuem um grau deautonomia.

2. Autoridade Carismática
É quando os indivíduos em um grupo identificam com um de seus membros pela sua personalidade e liderança, sem qualquer base racional. Esse tipo de autoridade não pode ser herdado e nem recebido, e sim conquistado. Pode adquirir características revolucionarias, pelo seu teor ideológico.

3. Autoridade Legal, racional ou burocrática
Os subordinados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola burocrática
  • Escola burocrática
  • Escola burocratica
  • Escola burocrática
  • escola burocratica
  • A escola burocrática
  • Escola burocrática
  • Escola burocrática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!