recarga da ventoinha multi viscosa do omega

1620 palavras 7 páginas
RECARGA DA VENTOINHA
VISCOSA DOS OMEGAS 2.0, 3.0
E 4.1 1995
(Viscous fan)
Omega Clube
Autor: Maximiano Machado www.Omegaclube.com A ventoinha viscosa disponível nos Omegas fabricados até 1995 sempre foi um problema, pois depois que perdia sua funcionalidade o carro começava a aquecer demais na cidade e só a substituição por uma nova ou de desmanche
(usada) resolvia o problema. O preço dela nova é um absurdo e usada é uma loteria. Há quem faça a adaptação de uma ventoinha elétrica e parece ficar muito bom, mas foge um pouco da originalidade do veículo e para muitos isso é muito importante. Quando montei este tutorial faziam mais ou menos sete meses que tinha comprado meu Omega e desde que comprei a temperatura sempre chegava aos
100 °c na cidade, já na estrada baixava para 90 °c numa boa. Vale lembrar que meu carro tem painel digital e pelos relatos de outros omegueiros é normal o 4.1 andar a 100 °c na cidade, já os Omegas com painel a nalógico marcam em torno de 90 °c na cidade. Se for diferença de marcação ou simplesmente indicação não sei dizer.
Mas mesmo o pessoal dizendo que era normal eu sempre ficava preocupado e então resolvi verificar se era possível reverter ou amenizar esse aquecimento aparentemente excessivo.
Antes de explicar a troca do fluido da ventoinha farei uma breve explicação do funcionamento desta já que é muito difícil encontrar artigos sobre este assunto, mesmo na internet.
A ventoinha viscosa é presa ao eixo da bomba d’agua e com o carro parado e frio é possível movimenta-la com a mão numa boa para ambos os lados, ela fica bamba. Já com o motor quente não deve ser possível para-la com a mão, mas se a sua esta ruim isso é bem fácil, a minha eu parava ela mesmo com o motor super quente. Se isso acontecer significa que esta na hora de recarregar sua ventoinha viscosa. Muita atenção na hora de realizar este teste, se achar melhor utilize algumas folhas de jornal enroladas para tentar parar a ventoinha.
A

Relacionados