Realismo em Portugal

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
E.E Orlando Mendes De Moraes

Trabalho
De
Português


Índice

. Introdução Pg. 03

. Questão Coimbrã Pg.04

. Características do realismo Pg.05

. Naturalismo Pg.06

. Poesia realista Pg.07

. Prosa realista Pg.08

. Conclusão Pg.09

. Bibliografia Pg.10

Introdução
Realismo em Portugal
O marco inicial do Realismo português foi a Questão Coimbrã, episódio polêmicoocorrido em 1865. Portugal consolidara há pouco o liberalismo, e desde 1850 vivia um período de estabilidade política e progresso material.
A consolidação das idéias realistas far-se-ia em 1871, graças a uma série de conferências organizadas por Antero de Quental no Cassino Lisboense. Ainda que a certa altura tenha sido proibida pelas autoridades, essas conferências determinaram os rumos do novomovimento literário. O movimento realista em Portugal vigorou até 1890, quando Eugênio de Castro publicou "Oaristos", livro de poesias que inaugurou o Simbolismo.
Características
Podem ser assim resumidas as principais características do Realismo:
Observação e análise minuciosa da realidade;
Objetividade;
Interesse pelo presente e contemporâneo;
Universalismo: exploração de temasuniversais;
Preferência por personagens populares, vulgares;
Espírito científico: busca da verdade e exatidão;
Ideal republicano e antimonárquico;
Tendência anticlerical;
Materialismo;
Predomínio da razão sobre a emoção.
Principais representantes
Na poesia: Antero de Quental, Cesário Verde, Gomes Leal, Gonçalves Crespo, Guerra Junqueira, João de Deus.
Na prosa: Eça de Queirós, Fialho de Almeida,Ramalho Ortigão.
Duas correntes coexistiram em Portugal juntas: o Realismo e o Naturalismo.



Pg.03
Realismo em Portugal

O Realismo em Portugal teve seu início em 1865, uma época em que liberais e representantes da velha monarquia deposta em 1820 travavam várias lutas. Foi um movimento de renovação, uma tentativa de levar Portugal à modernidade, trazendo ao país às idéias filosóficas ecientíficas que estava em alta na Europa na época. A partir de 1860, uma reviravolta intelectual portuguesa: o Romantismo está agonizante. Coimbra é a trincheira de jovens revolucionários influenciados pelas idéias de Proudhon, Quinet, Taine, Renan etc. Em 1861, Antero de Quental funda a Sociedade do Raio e em 1865 edita Odes Modernas. Na Obra de Pinheiro Chagas, Poema daMocidade (1865), Castilho faz um posfácio onde critica os jovens da geração de 60: "muito há que eu me pergunto a mim donde proviria esta enfermidade que hoje grassa por tantos espíritos, de que até alguns dos mais robustos adoecem, que faz com que a literatura e em particular a poesia ande marasmada, com fastio de morte à verdade e a simplicidade...” O início do realismo em Portugal se deu com a chamada Questão Coimbrã quedurou de 1865à 1867. Nota-se que a inserção de idéias realistas aconteceu 15 anos após o início do realismo na França e 40 anos depois do início do romantismo. O incidente envolve Antero de Quental, jovem de 23 anos e Feliciano Castilho, romântico conservador. Castilho julgou duramente o livro de poesias publicado por Antero de Quental “Odes Modernas”, pois fugia do padrão romântico. Como reposta,Antero de Quental publicou o artigo “Bom senso e bom gosto” satirizando a imagem do escritor. Inicia-se assim o realismo em Portugal. Os maiores representantes do realismo em Portugal foram o próprio Antero, Cesário Verde e Eça de Queirós. Antero de Quental produziu basicamente poetas em forma de soneto onde o tema era filosófico concentrando-se no positivismo e no pessimismo. Mais tarde, FernandoPessoa será influenciado por seus poemas.



Pg.04
Questão Coimbrã

Seu marco inicial foi marco a Questão Coimbrã, uma polêmica literária travada em jornais que teve início quando a Geração de 70, um grupo de intelectuais composto por Oliveira Martins, Teófilo Braga, Antero de Quental, entre outros, defensores das novas idéias da época, recebeu uma crítica do árcade Castilho, um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • realismo em portugal
  • Realismo em portugal
  • realismo em portugal
  • o realismo em portugal
  • Realismo em portugal
  • realismo em portugal
  • Realismo Em Portugal
  • O realismo em portugal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!