reaproveitamento agua de chuva

Páginas: 6 (1312 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2014
REAPROVEITAMENTO DA AGUA DA CHUVA

A água é um recurso essencial para a sobrevivência humana, apesar de abundante, a água doce, presente nos rios, lagos e reservatórios subterrâneos, não são distribuídas igualmente entre a sociedade. Muitos países sofrem com a escassez hídrica e pessoas morrem todos os anos por falta de água ou por consumo de água contaminada.
O reaproveitamento da água dachuva é uma solução de abastecimento gratuito que pode ser utilizado tanto nas regiões de seca, como em locais de enchentes e inundações nos períodos de chuvas intensas.
Na Índia, em função da escassez de água, alguns edifícios comerciais têm estações próprias de tratamento de esgoto, e reutilizam a água tratada para alimentar o ar-condicionado, economizando até 250 m3 por dia.
Mesmo no Brasil,um país rico em recursos hídricos superficiais e subterrâneos existe inúmeras regiões onde não há acesso direto a água potável maior infraestrutura, a fim de diminuir os gastos com a conta de água.
Além dos benefícios citados, a captação da água da chuva ainda contribui para amenizar os efeitos da falta de área permeável nas grandes cidades, que provocam, sendo necessário o abastecimento porcaminhões pipa. O sistema está sendo bastante utilizado por indústrias, e começa a ser utilizado em novos condomínios. Em São Paulo (SP), foi implementado no Aeroporto de Cumbica um sistema para tratar a água usada na lavagem de aviões e hangares, e reutilizá-la nos banheiros.
Já as localidades atendidas pelo serviço público de abastecimento são obrigadas a pagar pelo tratamento e distribuição da águae pelo esgotamento após o uso.

CUIDADOS A TOMAR
O telhado concentra grandes impurezas, principalmente quando há um longo período de escassez de chuva. Como opção, pode-se instalar um sistema de filtragem mecânica no reservatório.
O reservatório também pode ser um risco para a saúde dos moradores e funcionários, caso não adote uma manutenção periódica de limpeza e conservação.
A construçãode um reservatório para a captação da água da chuva necessita de um sistema de recalque, deve ter um projeto de engenharia para que não desperte riscos de saúde e acidentes. Em outros cenários, o condomínio já conta com esse reservatório. Nesse caso, basta adaptar o espaço.

COMO FUNCIONA

Existem diferentes sistemas de captação da água pluvial, mas resumidamente a água coletada pelo sistema decalhas tradicional é direcionada a um tubo de queda de água. A água de chuva, coletada pelas calhas no telhado do prédio, é armazenada em uma cisterna no térreo ou subsolo, ou tanques. Instala-se um sistema de recalque (bomba d'água + encanamento), para enviar a água para as torneiras do térreo e subsolo.
Instala-se um sistema de recalque (bomba d'água + encanamento), para enviar a água para astorneiras do térreo e subsolo. A calha direciona a água até tubos de queda ligados diretamente a uma cisterna ou encanadas até elas, porém, antes de chegar a essas cisternas, há necessidade de filtros para que, o material que possa vir junto com a água, como folhas de árvores, sujeiras e sementes não entre na cisterna junto com a água.
A filtragem pode incluir também tratamento com cloro. Nosprédios os reservatórios inferiores para aprovação junto às prefeituras e, deveria também, por lei, ser projetada uma cisterna para aproveitamento da água da chuva. Em residências, o local da cisterna pode ser embaixo de uma varanda, de uma garagem ou ate mesmo na cobertura, quando o espaço permite.
COMO REAPROVEITAR
Segundo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)presentes na NBR 15.527/2007, que dispõe sobre o aproveitamento da água da chuva nas coberturas de áreas urbanas para fins não potáveis, a água pluvial coletada é indicada para:
Descargas dos vasos sanitários;
Irrigação de jardins;
Limpeza de automóveis e áreas externas;
Lavagem de roupas;
Lavagem vidros e coisas dentro de casa; 
Abastecimento de fontes e espelhos d’água;
Como reserva de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reaproveitamento de agua da chuva
  • Reaproveitamento da água da chuva
  • Reaproveitamento da agua da chuva
  • Sistemas de reaproveitamento de água da chuva
  • Reaproveitamento de água da chuva
  • Reaproveitamento da água da chuva
  • Reaproveitamento água da chuva
  • Captação e reaproveitamento de água de chuva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!