Reabsor O Externa Inflamat Ria

468 palavras 2 páginas
Reabsorção Externa Inflamatória

A reabsorção externa inflamatória é um processo patológico, que ocorre quando há agressão ou remoção de cemento, levando a colonização de células clásticas(osteoclastos, cementoclastos, dentinoclastos).Essa agressão, normalmente é decorrente de traumatismos, movimentação ortodôntica, implantes dentários, porém, as reabsorções dentárias múltiplas e com frequência, surgem como ação de fatores sistêmicos e predisposição familiar, nos casos onde não é possível determinar a causa local da reabsorção, pode denomina-la como de origem idiopática. Ela é rápida e destrutiva, mas na maioria dos casos os danos podem ser evitados ou minimizados, porém se não tratados, pode causar a perda do dente.
É classificada de acordo com a sua intensidade, nos seguintes grupos:
Reabsorção Externa Inflamatória Transitória
Nessa fase a reabsorção paralisa sem qualquer intervenção, são auto limitantes e prontamente reparadas. São causadas por lesões traumáticas de baixa intensidade, como concussão e subluxação, também podem ser ocasionadas por procedimentos periodontais e por pequenas forças ortodônticas sobre a raiz dos dentes. Como o estimulo é de baixa intensidade, as células clásticas não se sobressaem ao fator de inibição de reabsorção presente na dentina.
Reabsorção Externa Inflamatória Progressiva
A reabsorção externa inflamatória progressiva, progride continuamente, e sua paralização exige a eliminação do fator de manutenção. Tem como etiologia as lesões traumáticas de grande intensidade, como intrusões e avulsões, também podem ser causadas por movimentos ortodônticos, dentes impactados, trauma oclusal, cistos e neoplasias. Essa pressão provoca diferenciação das células clásticas e mantém o processo de reabsorção.
Reabsorção Externa Inflamatória Cervical
Ocorre de maneira progressiva, no sentido ápice coroa, e se localizam no terço coronário do epitélio juncional. É causada por inflamação dentro do ligamento periodontal

Relacionados

  • fisiologis
    12492 palavras | 50 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • Farmacia
    31278 palavras | 126 páginas