Reações de dupla troca

Páginas: 9 (2051 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014






Relatório da 3ª prática de laboratório elaborado pela discente Iêda Braga Varges Lacerda que foi requerido pelo docente Tancredo Fontineles como critério de avaliação da disciplina de Química Inorgânica I. TÍTULO: Reações de dupla troca.





03 de Abril de 2014.

OBJETIVO
Preparar e observar diversas reações por dupla troca e os produtos formados, através de sais descritosno experimento.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Em Química, uma reação de dupla troca é uma reação onde há dois reagentes, ambos compostos gerando dois produtos, sendo que são igualmente dois compostos, permutando entre si dois elementos ou radicais.
Estas reações ocorrem quando duas substâncias compostas resolvem fazer uma troca e formam-se duas novas substâncias compostas. A reação de dupla trocaocorre quando AD e/ou CB for: (CHANG, 2010, p.668-681).
Menos solúvel
Eletrólito mais fraco
Mais volátil que AB e/ou CD.
Ou ainda, podem-se observar os produtos para verificar se a reação de dupla troca ocorre ou não. Neste caso de observação, a reação de dupla troca ocorre efetivamente se, pelo menos um dos produtos da reação for: (CHANG, 2010, p.668-681).
Base forte
Água ou peróxido dehidrogênio
Sal insolúvel
Ácido volátil
TIPOS DE REAÇÃO
Neutralização
Uma reação de neutralização é um tipo específico de reação de dupla troca. A neutralização ocorre quando iguais quantidades de ácido reagem com iguais quantidades de base. A reação de neutralização cria uma solução de sal e água, por exemplo: (CHANG, 2010, p.668-681).
HCl(aq) + NaOH(aq)  NaCl(aq) + H2O(l)
Dupla troca aquosaAs reações de dupla troca podem ocorrer entre dois sais inorgânicos quando um dos produtos for insolúvel na água, garantindo o acontecimento da reação, como nos seguintes exemplos: (CHANG, 2010, p.668-681).
2AgNO3(aq) + CaCl2(aq) → 2AgCl(s) + Ca(NO3)2(aq)
CuSO4(aq) + 2NaCl(aq) → CuCl2(s) + Na2SO4(aq)
Os compostos geralmente formados ou são um precipitado, ou um gás insolúvel que borbulha parafora da solução ou um composto molecular, geralmente água. Como uma destas três condições deve sempre existir para a ocorrência da reação, uma tabela de solubilidade (ou conhecimento geral sobre regras de solubilidade) pode ser usado antecipadamente para prever se dois reagentes aquosos vão reagir ou não. A teoria HSAB também pode ser aplicada como meio de determinar ou prever os produtoscriados deste tipo de reação de dupla troca. (CHANG, 2010, p.668-681).
Carbonatos e ácidos
Outra subcategoria deste tipo de reação envolve a combinação de ácidos com íons carbonatos/bicarbonatos. Essas reações sempre produzem ácido carbônico como um dos produtos, que é uma substância muito instável e rapidamente se decompõe em dióxido de carbono e água. O exemplo abaixo é a reação do "vulcão" dasmais comuns feiras de ciências em escolas - ácido acético com bicarbonato de sódio: (CHANG, 2010, p.668-681).
CH3COOH(aq) + NaHCO3(s) → CH3COONa(aq) + CO2(g) + H2O(l)

Essa reação também está presente no sal de frutas, e na determinação de certos tipos de rochas, como as de calcário (CaCO3). Neste caso, se uma rocha borbulhar gás (CO2) ao derramar-se ácido sobre ela há a confirmação de que elapossui o íon carbonato, e de que possivelmente ela seja de calcário. (CHANG, 2010, p.668-681).

MATERIAIS
Becker;
Funil;
Pisseta com água destilada;
Balão Volumétrico; Pipeta;
Pêra;
Balança Analítica;
Tubos de Ensaio;
Proveta;
Bastão de Vidro;
E os reagentes descritos na parte de procedimento experimental;

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiramente foram preparadas 10 ml desoluções a 1mol/L dos seguintes compostos;
Nitrato de Prata;
Cloreto de Sódio;
Iodeto de Potássio;
Cromato de Potássio;
Cloreto de Mercúrio;
Cloreto de Bário;
Sulfato de sódio;
Hidróxido de Sódio;
Sulfato de Cobre;
Cloreto Férrico;
Carbonato de Sódio;






Em seguida, foi acrescentado em tubos de ensaio 3mL de cada composto em tubos de ensaio seguindo essas combinações:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações de Eliminação e Dupla troca
  • Reações químicas de dupla troca
  • reações de dupla troca
  • Reações Inorgânicas
  • Relatório
  • PRÁTICA: REAÇÕES QUÍMICAS: DUPLA TROCA E COMPLEXAÇÃO
  • dupla troca
  • simples troca e dupla troca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!