RDR Neuro Sara

258 palavras 2 páginas
Formação Reticular SARA:
É um conjunto de Células e fibras nervosas com caracteristicas proprias, concentradas na região central do tronco encefalico.
A formação reticular tem uma estrutura intermediaria entre as substancia branca e a cinzenta a substancia reticular é constituida por grupos de neuronios e axonios grandes com varios tipos de neurotransmissores ela é dividida em zona reticular reticular lateral ( região aferente) e zona reticular medial (região eferente). O cerebro se projeta e recebe aferencias de todo o cortex cerebral, hipotalamoe do sistema libico.
A formação reticular influencia em quase todos os setores do sistema nervoso central com o controle da atividade eletrica cordical: regulação do sono e da vigilia. Ela tambem influencia na atenção, integração de reflexos, tônus e postura, controle da motricidade e sensibilidade, controle viceral, endócrino e limbico, e controla tambem o sistema nervoso autonomo,inibe ou modula a entrada de dor,ventilação, pressao arterial, frequencia cardiaca, e no ato de comer e beber.
A ação do sistema ativador reticular ascendente (SARA) sobre o cortex cerebral, se faz atraves das conexoes reticular com os nucleos inespecificos do talamo , que modificam os potenciais eletricos de territórios muito grandes do cortex cerebral , e não apenas da area expecifica.
Entre tanto, sabe - se tambem que os impulsos sesoriais chegam ao sistema ´nervoso central, pelos nervos espinhais e cranianos passam pela formação reticular, que ativam o sistema ativador reticular ascendente (SARA).
O sistema ativador reticular ascendente, e o cortex cerebral possuem conexões, e por esse motivo que até certo ponto, esse mecanismo noe permite inibir voluntáriaente o sono normal.

Relacionados

  • amanha
    56400 palavras | 226 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas