ravoluçao industrial

358 palavras 2 páginas
O artesanato, foi à primeira forma de produção industrial, ele surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção em pequena escala eindependente, uma vez que o produtor possuía os meios de produção tais como; instalações, ferramentas e matéria-prima, porém numa quantidade que não se compara ao de uma fábrica. Essa produção eraO Processo da Revolução Industrial

A Revolução Industrial deu seu inicio na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo. Completou ainda omovimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.
Essa revolução começou com a substituição das ferramentas manuais pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e domodo de produção doméstico pelo sistema fabril e todas essas mudanças causaram um enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por uma evolução tecnológicajamais vista.

Etapas da industrialização

Podemos destacar três períodos no processo de industrialização em escala mundial:
1760 a 1850 – A Revolução se restringe à Inglaterra, a "oficina domundo". Preponderam a produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor.
1850 a 1900 – A Revolução espalha-se por Europa, América e Ásia: Bélgica, França, Ale manha, EstadosUnidos, Itália, Japão, Rússia. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem; surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada dopetróleo. O trans porte também se revoluciona, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor.
1900 até hoje – Surgem pequenas indústrias e multinacionais. A produção se automatiza; surge a produção emsérie; e explode a sociedade de consumo de massas, com a expansão dos meios de comunicação. Avança a indústria química e eletrônica, a engenharia genética, a robótica.

Artesanato, Manufatura eMaquinofatura

O artesanato,

Relacionados

  • Física
    4526 palavras | 19 páginas