ravenga

3589 palavras 15 páginas
A importância do oxigênio dissolvido em ecossistemas aquáticos
Antonio Rogério Fiorucci, Edemar Benedetti Filho
Originalmente publicado em Química Nova na Escola, n. 22, novembro 2005
Apoio: Sociedade Brasileira de Química
Edição: Leila Cardoso Teruya
Coordenação: Guilherme Andrade Marson

Todas as formas de vida existentes na Terra dependem da água. Apesar da maior parte da superfície do nosso planeta ser recoberta por água, 97,3% da água do mundo é água salgada, inadequada para beber e para a maioria dos usos agrícolas. Os lagos e rios são as principais fontes de água potável; porém, constituem menos de 001% do suprimento total de água (Baird, 2002; Azevedo, 1999). Adicionando aos rios e lagos a água subterrânea a menos de 800 m da superfície, a água doce facilmente disponível representa apenas 03% do volume total na Terra.

Diante da disponibilidade restrita de águas naturais para consumo humano e da sua crescente poluição, é importante entender os processos químicos que nelas ocorrem e como o uso do conhecimento químico pode ser empregado na avaliação da qualidade da água. Pretende-se neste artigo, portanto, fornecer alguns subsídios teóricos ao professor de Química do Ensino Médio para a abordagem do tema “água” numa perspectiva ambiental, proposta esta já discutida nesta revista (Silva, 2003).

Pode-se considerar a química das águas naturais dividida em duas categorias de reações mais comuns: as reações ácido-base e as de oxidaçãoredução (redox). Os fenômenos ácido- base e de solubilidade controlam o pH e as concentrações de íons inorgânicos dissolvidos na água, como o carbonato e o hidrogenocarbonato, enquanto o teor de matéria orgânica e o estado de oxidação de elementos como nitrogênio, enxofre e ferro, entre outros presentes na água, são dependentes da presença de oxigênio e das reações redox.

Oxigênio dissolvido: propriedades e solubilidade

O agente oxidante mais importante em águas naturais é o oxigênio molecular dissolvido, O2

Relacionados

  • aberturA COMERCIAL
    8056 palavras | 33 páginas
  • PPE V32 N01 Abertura
    9245 palavras | 37 páginas
  • COLAPSO JARED DIAMOND
    226855 palavras | 908 páginas