rascunho001

337 palavras 2 páginas
GONÇALVES
MAGALHÃES
Literatura

Grupo
• Alefe Silva
• Erick Dias
• Leonardo Felipe
• Mateus Lima

Gonçalves Magalhães
Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu em Niterói (RJ), em agosto de 1811. É considerado por muitos estudiosos como o introdutor do Romantismo e também do teatro no Brasil.

Revista Niterói
Ainda em 1836 Gonçalves Magalhães funda, em Paris, a revista
“Niterói” - Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes, que pode ser considerado um manifesto romântico realizado em conjunto com
Araújo Porto Alegre, Torres Homem e Pereira da Silva, chamado de
“Grupo de Paris”. E como próprio lema dos organizadores da revista afirma "Tudo pelo Brasil, e para o Brasil", a temática era o nacionalismo. Rivalidade com José de Alencar
Ao posicionar sua imagem do índio na poesia “A Confederação dos
Tamoios” entrou em confronto com José de Alencar, porém, sua boa relação com o imperador D. Pedro II fez com que fosse resguardado de maiores críticas.

Principais livros
A Confederação de Tamoios

Suspiros
Poéticos e
Saudades

Urania

A confederação de Tamoios
Em 1856, Magalhães escreveu o poema épico Confederação dos
Tamoios (1856), em dez cantos, que versa sobre a rebelião dos indígenas contra os colonizadores portugueses, de mesmo nome, ocorrida entre os anos de 1554 e 1567. Nele, o poeta defende os índios, pois Estes seriam bravos guerreiros empenhados na defesa de sua terra, o que denotaria um forte sentimento nacionalista embora.
Logo, o índio seria considerado o primeiro herói nacional.

Suspiros Poéticos e Saudades
Suspiros poéticos e saudades, também lançado em 1836 enquanto
Magalhães estava na Europa, dita os principais temas do romantismo nas letras brasileiras: trata do individualismo, patriotismo, idealização da infância, evocação da natureza, sentimentalismo e desejo de remeter às origens do país. Com isso, é aclamado por seus pares como o inaugurador do romantismo no Brasil.

Urânia
Trecho de “Urânia”:

“Já Urânia — escrito estava!
Foi Amor quem

Relacionados