Rahhgg

422 palavras 2 páginas
Balancete
Ciclo contábil – o ciclo contábil é realizado para efetuarmos as conferências das contas e movimentações de uma empresa. 1. Classificação e análise dos documentos ou comprovantes de fatos contábeis; 2. Lançamentos no livro diário; 3. Transcrição para o razão através de contas contábeis; 4. Balancete de verificação para constatar igualdade entre valores de débito e crédito; 5. Lançamentos e ajustes pelo regime de competência; 6. Encerramento das contas de receita e despesas, cujos saldos são traferidos para a conta resultado do exercício, para apuração do resultado do período; 7. Cálculos e lançamentos de provisões, inclusive o imposto de renda; 8. Lançamentos para destinação do resultado; 9. Novo balancete de verificação do razão com o saldo da conta resultado do exercício no lugar das contas de resultado; 10. Destinação do resultado do exercício, conforme o contratou estatuto; 11. Preparação dos principais relatórios contábeis; 12. Transcrição no livro diário de todos os lançamentos preparatórios ao levantamento do balanço, transcrição de balanço e de outras demonstrações financeiras, data e assinatura do sócio ou diretor e do contador.

O balancete é o fechamento de mês contábil, onde a contabilidade da empresa reúne todos os registros do mês corrente e realiza uma espécie de balanço patrimonial sem zerar as contas extrapatrimoniais, deste modo se houver alguma divergência pode ser resolvida em tempo mais hábil. É um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes do livro contábil (livro diário).
É utilizada uma representação gráfica de débitos e créditos referente a fatos contábeis homogêneos utilizando as informações: nome da conta e data de registro, histórico, contra partida, valor do débito e valor do crédito. Através do razonetes ou conta “T”.

O primeiro passo, para elaborar o balancete de verificação é dispor de todos os razonetes com todas as operações

Relacionados