Rafa123

9286 palavras 38 páginas
Titânio é um elemento químico que possui símbolo Ti, número atômico 22 (22 prótons e 22 elétrons), massa atômica 47,90 u, está situado no 4° grupo da Tabela Periódica, classificando-se como metal de transição.

Propriedades químicas do Titânio:

- resistente à corrosão;
- possui alta condutividade elétrica;
- metal dúctil;
- metal fácil de ser moldado.

Propriedades físicas do Titânio:
- metal leve de alta resistência;
- possui coloração branca metálica;
- sólido à temperatura ambiente.

Obtenção de Titânio: extraído de minerais como o rutilo (TiO2) e a Ilmenita (FeTiO3).

Aplicações de Titânio

- Por ser um metal leve, é usado em ligas para aplicação na indústria aeronáutica e aeroespacial. Foi escolhido para essa função por suportar altas temperaturas, característica indispensável em mísseis e naves espaciais.
- Outra aplicação de Titânio está presente em implantes dentários e próteses ósseas, tudo porque sua característica leve proporciona maior conforto ao paciente.

O Titânio é um elemento químico de símbolo Ti, número atômico 22 (22 prótons e 22 elétrons) com massa atômica 47,90 u. Trata-se de um metal de transição leve, forte, cor branca metálica, lustroso e resistente à corrosão, sólido na temperatura ambiente. O titânio é muito utilizado em ligas leves e em pigmentos brancos.

História

O titânio (chamado assim pelos Titãs, filhos de Urano e Gaia da mitologia grega) foi descoberto na Inglaterra por William Justin Gregor em 1791, a partir do mineral conhecido como ilmenita (FeTiO3). Este elemento foi novamente descoberto mais tarde pelo químico alemão Heinrich Klaproth, desta vez no mineral rutilo (TiO2), que o denominou de titânio em 1795.

Matthew A. Hunter preparou pela primeira vez o titânio metálico puro (com uma pureza de 99,9%) aquecendo tetracloreto de titânio (TiCl4) com sódio a 700-800 °C num reator de aço.

O titânio como metal não foi utilizado fora do laboratório até 1946, quando William J. Kroll

Relacionados

  • Mercosul
    1529 palavras | 7 páginas