Radioproteção

Páginas: 15 (3713 palavras) Publicado: 24 de abril de 2013
Faculdade de Cuiabá.
Curso de Biomedicina

radioproteção

Discentes: Luziene Conceição

Cuiabá/abril/2013

Introdução
Neste trabalho será abordado a importância da radioproteção na área imagenologia e por que devemos estar atento a essa regulamentação, quem o controla etc.

Radioproteção
A Proteção Radiológica ou Radioproteção consiste noconjunto de medidas que visam a proteger o ser humano e seus descendentes contra possíveis efeitos indesejados causados pela radiação ionizante.
A radioproteção compreende o estudo:
* Radiações ionizantes;
* Constituição da matéria;
* Interação da radiação ionizante com a matéria;
* Célula;
* Efeitos biológicos associados ao ser vivo;
* Blindagem;
* Formas de proteçãoà radiação;
* Legislação aplicada à área.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear, (CNEN), é a Autoridade Regulatória na área de radiação ionizante no Brasil. Pela norma NN – a CNEN estabelece as diretrizes básicas de Proteção Radiológica, que se aplicam a todas as pessoas que trabalham em uma prática que envolva:
- o manuseio, a produção, a posse e a utilização de fontes, bem como otransporte, o armazenamento e a deposição de materiais radioativos, abrangendo todas as atividades relacionadas que envolvam ou possam envolver exposição à radiação;
- aquelas que envolvam exposição a fontes naturais cujo controle seja considerado necessário pela CNEN.

Princípios de Radioproteção
Justificação
Os objetivos da proteção contra as radiações são a prevenção ou a diminuição dos efeitossomáticos e a redução da deterioração genética dos povos, onde o problema das exposições crônicas adquire importância fundamental. Considera-se que a dose acumulada num período de vários anos seja o fator preponderante, mesmo que as doses intermitentes recebidas durante esse período sejam pequenas. As doses resultantes da radiação natural e dos tratamentos médicos com raio X, não são consideradas nasdoses acumuladas. Por esse motivo, recomenda-se aos médicos e dentistas que tenham o máximo cuidado no uso dos raios X e demais radiações ionizantes, para evitar exposições desnecessárias. Assim, qualquer atividade envolvendo radiação ou exposição deve ser justificada em relação a outras alternativas e produzir um benefício líquido positivo para a sociedade. Desta forma, a exposição de um pacienteàs radiações ionizantes estaria justificada, somente após esgotadas todas as possibilidades de diagnóstico clínico ou outro método sem radiação. A vantagem do radiodiagnóstico deve ser maior em comparação com o detrimento que possa ser causado pela radiação ao indivíduo.

Otimização
O princípio básico da proteção radiológica ocupacional estabelece que todas as exposições devem ser mantidas tãobaixas quanto razoavelmente exeqüíveis (ALARA: As Low As Reasonably Achievable). Estudos epidemiológicos e radiológicos em baixas doses mostraram que não existe um limiar de dose para os efeitos estocásticos. Assim, qualquer exposição de um tecido envolve um risco carcinogênico, dependendo da radiossensibilidade desse tecido por unidade de dose equivalente (coeficiente de risco somático). Alémdisso, qualquer exposição das gônadas pode levar a um detrimento genético nos descendentes do indivíduo exposto.O princípio ALARA estabelece, portanto, a necessidade do aumento do nível de proteção a um ponto tal que aperfeiçoamentos posteriores produziriam reduções menos significantes do que os esforços necessários. A aplicação desse princípio requer a otimização da proteção radiológica em todas assituações onde possam ser controladas por medidas de proteção, particularmente na seleção, planejamento de equipamentos, operações e sistemas proteção. Os esforços envolvidos na proteção e o detrimento da radiação podem ser considerados em termos de custos; desta forma uma otimização em termos quantitativos pode ser realizada com base numa análise custo-benefício.

Limitação de dose...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radioproteção
  • Radioproteção
  • radioproteção
  • Radioproteçao
  • radioproteção
  • Radioproteção
  • Radioproteção
  • Radioproteção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!