Uma visão do ponto de vista da identidade, alteridade e empatiaatravés do filme transamérica

1006 palavras 5 páginas
Uma visão do ponto de vista da Identidade, alteridade e empatiaatravés do filme Transamérica
Transamérica é um filme que conta a história de um transexual que está com a cirurgia de mudança de sexo para ser realizada quando fica sabendo que tem um filho de dezessete anos. A sua terapeuta o proíbe de fazer a cirurgia até que ele resolva esta questão com o filho.
A transexualidade é considerada um distúrbio de identidade de gênero, sendo muito confundida pelas pessoas em geral com a questão do homosexualismo ou até mesmo com os travestis. Por esse motivo, é que juntamente com estas outras pessoas o transexual é passível de discriminações.
Na transexualidade o indivíduo não se identifica com o seu sexo biológico, ou seja, ele não sente pertencer ao sexo que lhe foi atribuído.
Percebe-se durante o filme que o protagonista da história, em nenhum momento tem dúvidas em relação á sua identidade. Ele é sempre firme em suas atitudes e resoluções com relação a si mesmo. Ele sabe quem ele é, e apesar das dificuldades, se coloca da forma como ele se sente e se percebe, em atitudes e palavras. O sofrimento advém da nãoaceitação pelos outros, da discriminação e não pela não aceitação de si mesmo.
O fato de ter encontrado o filho o faz repensar sua escolhas, o que torna sua decisão pela cirurgia de mudança de sexo ainda mais consistente apesar de todas as dificuldades que vão surgindo durante o filme. A história faz com que o personagem possa se auto-afirmar através do desenrolar da trama quando permite que através do filho ele repense suas escolhas de identidade.
Outro ponto muito interessante a ser observado é que mesmo diante da possibilidade de perder a sua chance de fazer a cirurgia que era algo que ele queria muito, ainda assim seu senso de dever e de responsabilidade para com o filho nunca foi deixada de lado. Percebe-se que o personagem é altero. Tem uma consciência de quem ele é muito maior do que muitas pessoas que não tem um dilema tão central na vida. E ele é digno,

Relacionados