RADIOATIVIDADE2 1

932 palavras 4 páginas
Usina Nuclear

Usina Nuclear
A Usina Nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir da energia nuclear que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que através de uma reação nuclear produzem calor. Vantagens e Desvantagens Uma vantagem das usinas é que podem ser construídas em qualquer lugar. Além disso, o combustível que move as usinas nucleares é abundante e bastam alguns quilos para gerar uma energia equivalente à queima de um prédio de cinco andares cheio de gasolina. A principal desvantagem são os diversos tipos de resíduos e materiais radioativos que elas produzem.

O “Combustível” das Usinas
Urânio: Elemento mais usado nas usinas nucleares. Este mateiral é colocado em barras dentro dos reatores da usina.

Plutônio:

não encontrável na natureza e subproduto do uso do urânio pelas usinas nucleares. O uso de uma esfera menor do que uma bola de tênis poderia ser usada como combustível de uma bomba nuclear capaz de matar milhões de pessoas.

Precauções
Esse chamado “lixo nuclear” precisa ser armazenado cuidadosamente, pois oferece riscos de contaminação durante centenas de anos.

Acidentes Famosos
Os casos mais conhecidos são os das usinas de Three Mile Island, nos
Estados Unidos, em 1979, e de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. “O tipo de reator usado no Brasil, nas usinas Angra I e Angra II, é o mais seguro de todos. Nunca se registrou nenhum acidente com ele”, diz o engenheiro José
Itacy Nunes, da Eletronuclear, empresa sediada no Rio de Janeiro que administra as usinas.

Efeitos da Radiação no Corpo Humano
Quando a radiação nuclear atinge o corpo humano, existem duas hipóteses, causar uma queimadura grave, devido a exposição aos raios alfa, ou sofrer alterações celulares que podem causar doenças, inclusive o câncer, no caso do contato com os raios beta e gama.

Aplicações da radioatividade
A radioatividade tem três campos de aplicação:
Medico

Industrial

Científico

RADIOATIVIDADE

RADIOATIVIDADE:

Relacionados

  • revista2013 2014
    89230 palavras | 357 páginas