Radio

Páginas: 8 (1860 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
4 RÁDIO EM SANTA CATARINA

Estado que contava com 44 municípios, onde nenhum passava de 60 mil habitantes, sendo Araranguá, a cidade mais populosa. Assim era o estado de Santa Catarina no ano de 1940. (SEVERO; MEDEIROS, 2005)
A cidade-sede do município, a Capital, o número de mulheres que exerciam alguma profissão chamava a atenção, por ser um número tão reduzido, como por exemplo, na áreade Transporte e Comunicação, onde trabalhavam 739 homens e apenas 4 mulheres. (SEVERO; MEDEIROS, 2005)
Foi nesse momento da história que surgiram as rádios em Santa Catarina.

4.1 PIONEIROS

No ano de 1925, João Medeiros Júnior foi licenciado como o primeiro radioamador de Santa Catarina. Esse foi o principal intermédio de comunicação de Blumenau com o Brasil e com o mundo durante 15 anos,já que ainda não havia serviço telefônico de longa distância nessa época, e também os telégrafos ainda eram bastante precários. (MEDEIROS; VIEIRA, 1999)

Em fins de 1931, com um transmissor Collins, de 150 watts de potência, e uma antena Marconi tipo L com contra-antena, iniciou-se a experiência das transmissões. A programação era basicamente musical e o encarregado de colocar os discos era EmilioAlcântara Vianna. (MEDEIROS; VIEIRA, 1999, p. 27)

4.1.1 A primeira emissora de Santa Catarina

Segundo Darolt e Reis, no ano de 1931 “Medeiros Júnior fundou então uma sociedade, para captação de recursos através de apólices que vendeu para amigos e conhecidos.” (REIS; PETTERS, 2009, p. 317)

Em 1935, depois de um período experimental de dois anos, Medeiros colocou no ar em caráterdefinitivo a primeira emissora de rádio no estado, a PRC-4, Rádio Clube de Blumenau, uma das pioneiras no Brasil. Antes das irradiações experimentais já se havia conseguido o prefixo PRC-4. A Rádio Clube de Blumenau é a única emissora em Santa Catarina de prefixo PR, característico das mais antigas rádios do país. (MEDEIROS; VIEIRA, 1999, p. 29)

Então, no dia 22 de janeiro de 1935, foi realizado umconcurso que elegeria o nome fantasia da emissora. Sendo o “Rádio Cultura de Blumenau” o nome vencedor da votação (MEDEIROS; VIEIRA, 1999). Mas “sabe-se que tempos depois da tentativa de dar-lhe um nome diferenciado, a emissora voltou a chamar-se Rádio Clube de Blumenau”. (MEDEIROS; VIEIRA, 1999, p. 31)
A Rádio Clube de Blumenau, rádio pioneira do estado, “se constituía em uma entidade depropriedade coletiva, com finalidade unicamente cultural, um verdadeiro clube de ações subscritas e integralizadas pelos próprios ouvintes [...]” (MEDEIROS; VIEIRA, 1999, p. 29-30). Porém, de acordo com Medeiros e Vieira:

A emissora, afirma Armando Luiz Medeiros (1996), foi posteriormente transformada em empresa, ‘por pessoas que, com menos escrúpulos que seu fundador, arrecadaram a valor simbólico ostítulos em poder do público’. (MEDEIROS; VIEIRA, 1999, p. 30)

“Foi ainda em 1935, os sócios reuniram-se para integralizar o depósito de um terço de 42 contos, 90 mil e 500 réis, no Departamento de Correios e Telégrafos para regularizar a situação da emissora perante esse órgão”. (MEDEIROS; VIEIRA, 1999, p. 30-31). “Finalmente, em 1936, sai a licença para o funcionamento oficial da Rádio Clube[...]. Esta data é convencionada como o dia de comemoração de aniversário mais antiga e a única a surgir na década de 1930 no estado de Santa Catarina”. (SEVERO; MEDEIROS, 2005, p. 50)
Até os dias atuais, de acordo com o site da Rádio Clube Blumenau (2014):

[...] passaram pelos microfones da Clube de Blumenau profissionais que marcaram a história do rádio em Santa Catarina como ManoelPereira Junior, Reinaldo de Oliveira Ferreira, Braga Muller, Nelson Rosembrock, José Reinoldo Rosembrock, Tesoura Junior, Rodolfo Sestren, Enei Mendes e atualmente continuam a construir a história da Clube, Farley J. Santos, Elza Aparecida, Napoleão Bernardes, Rose Leite e outros.

4.1.2 Programação da rádio

No ano de 1931 é regulamentada pelo Governo Federal a transmissão de programas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • radio
  • Rádio
  • Radio
  • radio
  • a era do radio
  • rádio
  • Radio
  • a era do radio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!