radiacao

Páginas: 2 (457 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
RADIAÇÃO
I. INTRODUÇÃO
As células quando expostas a radiação, sofrem a ação de fenômenos físicos, químicos e biológicos. A radiação causa ionização dos átomos, que afeta moléculas, que poderãoafetar células, que podem afetar tecidos, que poderão afetar órgãos, que podem afetar a todo o corpo.

II. EFEITOS DA RADIAÇÃO IN-ÚTERO
Trata-se de um caso especial de efeito somático, porque o fetoé exposto à radiação. Os efeitos intrauterinos envolvem a produção de más formações em embriões em desenvolvimento. A radiação é um agente físico teratogênico. Há muitos agentes químicos (como atalidomida) e muitos agentes biológicos (como os vírus que causam sarampo) que também podem produzir más formações enquanto o bebé ainda está no estágio de desenvolvimento embrionário ou fetal. Osefeitos da exposição in-útero podem ser considerados como subconjunto de uma categoria geral de efeitos somáticos. As más formações produzidas não indicam um efeito genético, pois quem está sendo expostoé o embrião e não as células reprodutivas dos pais.  Os efeitos da exposição intra-uterina dependerão do estágio de desenvolvimento fetal.
Os efeitos podem ser:
Morte intrauterina
Retardamento nocrescimento
Desenvolvimento de anormalidades
Cânceres na infância


III. ESTAGIO DE DESENVOLVIMENTO FETAL


PRÉ-IMPLANTAÇÃO: Inicialmente, no estágio denominado pré-implante (do óvulo), há umnúmero de células altamente radiossensíveis dividindo-se rapidamente e os danos causados pela irradiação levam provavelmente à morte pré-natal, indistinguível do aborto espontâneo.
ORGANOGÊNESE: Noestágio denominado organogênese, quando os órgãos estão sendo formados, a irradiação poderá causar as malformações fetais e também abortos, natimortes, mortes na infância, redução de estatura ecabeça.
ESTÁGIO FETAL: Retardamento mental severo é mais provável de ocorrer no período de 8 a 15 semanas quando há um rápido aumento no número de neurônios, mas também pode ocorrer, embora com menor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiação
  • radiação
  • Radiação
  • Radiação
  • Radiação
  • RADIACAO
  • radiação
  • Radiação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!