Teoria Adleriana

Páginas: 7 (1599 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Adler: Psicologia Individual
Resumo

Introdução à Teoria Adleriana
Alfred Adler foi influencia para muitos autores, mas seu nome não é tão conhecido.
A pesar de um grande conhecimento sobre a personalidade humana, desenvolveu uma teoria simples. Para ele as pessoas nascem com corpos inferiores e fracos o que traz sentimento de inferioridade e por isso dependência de outras pessoas. Assimocorre identificação com o outro que resulta no padrão de saúde patológica.
A Luta pelo Sucesso ou Pela Superioridade
O primeiro principio da teoria é: A força dinâmica subjacente ao comportamento das pessoas é a luta pelo sucesso ou pela superioridade.
Para a Adler toda motivação estava no impulso de lutar pelo sucesso e pela superioridade. A psicologia individual afirma que todos nascem comdeficiências físicas que traz o sentimento de inferioridade, esse sentimento motiva a pessoa a lutar pelo sucesso ou superioridade. Pessoas psicologicamente doentes lutam por superioridade pessoal, enquanto pessoas saudáveis lutam por sucesso por toda a humanidade. Independente da motivação, cada pessoa é orientada por uma meta final.
A Meta Final
Adler (1956) afirma que as pessoas lutam buscandouma meta final de superioridade ou de sucesso para toda a humanidade. Em qualquer dos dois caso essa meta final é fictícia, a pesar disso ela apresenta grande significados, pois unifica a personalidade e torna todos os comportamentos compreensíveis. Essa meta é construída pelo poder criativo, que é a habilidade de moldar comportamentos livremente para criar sua própria personalidade.
Ao lutarpela meta final, as pessoas criam e procuram submetas que são conscientes e se agrupam em um padrão final autoconsciente do ponto de vista da meta final.
A Luta como Compensação
As pessoas lutam pela meta de superioridade e por sucesso como compensação pelo sentimento de inferioridade e fraqueza. Essa meta é marcada como compensação para o sentimento de deficiência, mas esse sentimento nãoexistiria se o individuo tivesse, a principio, uma tendência básica rumo a realização (Adler, 1956).
Mesmo como compensação a meta pode não ser reflexo de um deficiência, pois pode tomar qualquer forma, como uma criação do individuo.
A Luta Pela Superioridade Pessoal
Algumas pessoas lutam por superioridade com pouco ou nenhuma preocupação com os outros. Apresentam metas pessoas, que são motivadas porsentimentos de inferioridade exagerados. E algumas delas se escondem consciente ou inconscientemente por traz de mascaras de interesse pessoal.
A Luta Pelo Sucesso
Pessoas psicologicamente saudáveis, são motivadas por interesse social e pelo sucesso de toda humanidade, se preocupam com metas acima deles.
Seu senso de valor pessoal está intimamente ligado a suas contribuições para a sociedadehumana. O progresso social é mais importante para elas do que o crédito pessoal (Adler, 1956).
Percepções Subjetivas
O segundo principio é: As percepções subjetivas das pessoas moldam seu comportamento e sua personalidade.
A maneira que as pessoas lutam por superioridade e sucesso não é moldada pela realidade, mas sim por suas percepções subjetivas da realidade.
Finalismo de Ficção
Nossaficção mais importante é a meta de superioridade ou sucesso, que criamos em nossas vidas. Essa meta fictícia e subjetiva é que da unidade a nossa personalidade.
As ficções são ideias sem existência real, ainda que influenciem as pessoas como se existissem realmente (Vaihinger, 1911/1925).
Inferioridades Físicas
Pessoas que se sentem pequenas, fracas e inferiores, desenvolvem uma ficção sobre comosuperar essas deficiências físicas, mas mesmo depois de conseguir tamanho, força e superioridade, elas podem agir como se ainda fossem pequenas fracas e inferiores.
Adler (1929/1969) afirmava que o ser humano é ‘abençoado’ com inferioridade orgânica. Essas deficiências tornam-se significativas quando estimulam sentimentos de inferioridade, que impulsionam a perfeição e realização.
Unidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Adleriana
  • Teoria do do
  • Teorias
  • teoria
  • teorias
  • teoria
  • TEORIA
  • teorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!