RADIA ES IONIZANTES E A VIDA01

747 palavras 3 páginas
RADIAÇÕES IONIZANTES E
A VIDA
Nomes: Bruna Ledur, Lauriely Andrade e Ritieli Lara.
Turma: TR01P
Professora: Camila Bento
Disciplina: Física Aplicada à Radiologia

NOTA:
As radiações ionizantes existem no Planeta terra desde a sua origem, sendo portanto um fenômeno natural. Com o passar do tempo, os átomos radioativos, instáveis, foram evoluindo para configurações cada vez mais estáveis, através da liberação do excesso de energia armazenada nos seus núcleos. Pela suas propriedades, esta energia é capaz de interagir com a matéria, arrancando elétrons de seus átomos (ionização) e modificando as moléculas.
No final do século XIX, com a utilização das radiações ionizantes em beneficio do homem, logo seus efeitos na saúde humana tornaram-se evidentes.

ESTRUTURA FÍSICA E
QUÍMICA DA MATÉRIA
Todas as substâncias que entram na constituição da matéria resultam do arranjo entre átomos de elementos químicos. O produto de tais arranjos são as moléculas. Para compor uma molécula, os átomos devem interagir de acordo com suas propriedades físicas e químicas.

ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS:
NÍVEL ATÔMICO E MOLECULAR
Os seres vivos são constituídos, principalmente, por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N).
Estes átomos, combinados entre si, constituem a base das moléculas biológicas.
A água é a substância encontrada em maior quantidade na composição química de um ser vivo. MATERIAL GENÉTICO;
CONSTITUIÇÃO
O material genético de uma célula é constituído por longos filamentos de DNA ou de RNA, no caso de alguns vírus.

DIFERENCIAÇÃO CELULAR
O processo de desenvolvimento de um ser vivo tem início com a divisão da célula-ovo, através de mitose.
Desta divisão originam-se duas células cujos genomas são cópias fiéis daquele inicialmente contido na célulaovo. As mitoses subsequentes são similares á primeira de modo que, no final do processo, o embrião se apresenta como um aglomerado de células, cada uma das quais, contento o genoma originalmente contido

Relacionados