Ginastica Ritimica Despositiva e Ritimo Vital

337 palavras 2 páginas
A ginástica rítmica também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva (nomeclatura antiga), é uma ramificação daginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são acorda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, tem ainda uma prática masculina surgida no Japão
A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical, teatral e técnica que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem
A ginasta precisa ter graça, leveza, beleza e técnicas precisas em seus movimentos para demonstrar harmonia e entrosamento com a música e suas companheiras, num ambiente de expressão corporal contextualizada inclusive pelos sentimentos transmitidos através do corpo.
Movimentos

Os chamados elementos corporais são a base dos exercícios individuais e de conjuntos, que podem ser realizados em várias direções, planos, com ou sem deslocamento, em apoio sobre um ou dois pés e coordenados com movimentos de todo o corpo. Andar, correr, saltar, saltitar, balançar, circundar, girar, equilibrar, ondular, lançar e recuperar são elementos corporais obrigatórios e acompanhados por estímulo musical.

O equilíbrio: na qual a atleta se posiciona sobre uma das pernas e levanta a outra (a característica do equilíbrio na GR é que quando a ginasta assume essa posição o pé de apoio deve encontra-se em ponta).
A onda: com flexibilidade, a ginasta executa movimentos ondulatórios transcorrendo por toda a extensão do seu corpo, podendo ser feito na vertical ou horizontal.
O moinho: no qual a atleta consegue, com a ajuda de aparelhos como as maças e as cordas, formar um círculo à sua volta com os movimentos dos braços.
O pivote ou pivot: que trata de

Relacionados