Radiação

Páginas: 3 (670 palavras) Publicado: 24 de abril de 2012
Quando pensamos em radiação, logo nos vem à lembrança o poder destruidor das bombas atômicas ou o perigo das usinas nucleares. Mas a fonte mais comum de radiação é a própria luz solar. No cotidiano,estamos em contato com várias outras fontes de radiação: refrigeradores, secadores, microondas etc. Outras fontes são geradas pela emissão de ondas de rádio, televisão e celular. Existem radiaçõesionizantes e não ionizantes.
É importante ressaltar que a absorção de radiações ionizantes pela matéria é um fenômeno atômico e não molecular.
A transferência linear de energia (TLE) é a grandezautilizada para caracterizar a interação das radiações ionizantes com a matéria. É definida como "a quantidade de energia dissipada por unidade de comprimento da trajetória" e pode ser expressa em KeV/mm.As radiações ionizantes de natureza eletromagnética são os raios-X (originado nas camadas eletrônicas) e os raios-g (originados no núcleo atômico). As radiações ionizantes de natureza corpuscularesmais utilizados são os elétrons, as partículas alfa, nêutrons e prótons.


Três tipos de radiação podem ser liberados no meio ambiente em acidentes em usinas nucleares.
Existem as partículas alfa,que geralmente não conseguem ultrapassar a pele de uma pessoa. são praticamente inofensivas. Já as partículas beta são capazes de atingir cerca de um centímetro na pele e podem causar queimaduras.
Osraios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Este é o grande temor de quem vivia perto das usinas nucleares no Japão.
.Efeitos da radiação nuclear

Dependendo do tipo de radioatividade que a pessoa foi exposta pode causar queimaduras, câncer, hemorragia, problemas digestivos, infecções ou doenças autoimunes.A usina de Fukushima vem soltando elementos radioativos como iodo, urânio e césio, formando uma nuvem invísivel que se desloca conforme os ventos.
Quando há uma grande exposição a irradiação, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radiação
  • radiação
  • Radiação
  • Radiação
  • Radiação
  • RADIACAO
  • radiação
  • Radiação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!