Rad com utilização de bermalonga

13833 palavras 56 páginas
Introdução
Atualmente o Brasil destaca-se no cenário mundial como uma das potencias petrolíferas. A recente descoberta do pré-sal ( gigantesca bolsa de petróleo encontrada ao longo da costa litorânea brasileira ), colocou o Brasil, de forma muito competitiva, entre as grandes potencias produtoras de petróleo. Junto às novas descobertas, vem novas tecnologias, visto que a exploração desse tipo de recurso, torna-se um desafio, devido suas condições de armazenamento naturais.
O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m. O termo pré é utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade.
Qual o volume estimado de óleo encontrado nas acumulações do pré-sal descobertas até agora?
Os primeiros resultados apontam para volumes muito expressivos. Para se ter uma ideia, só a acumulação de Tupi, na Bacia de Santos, tem volumes recuperáveis estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente (óleo mais gás). Já o poço de Guará, também na Bacia de Santos, tem volumes de 1,1 a 2 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural, com densidade em torno de 30º API.
A movimentação constante em crescente, da movimentação desses recursos, além de alternativa econômica extremamente

Relacionados

  • TF de RAD recupera o de taludes
    9982 palavras | 40 páginas