Racionalismo

Páginas: 2 (307 palavras) Publicado: 10 de julho de 2015
 O racionalismo leva o encare de questionamentos antigos, para mostrarmos uma verdadeira razão,sendo combustível para encararmos fatos antes inteligiveis dando assim motivos para o surgimento daciência Para o Racionalismo pode existir três idéias :

  * Do mundo externo:
 Conseguimos capturar (interpretar) imagens externamente por nós mesmo,ou seja,internamente. 

 * Fantasias:
 Criadaspelo o poder da nossa imaginação .

 * Idéia primordial:
 Concedida por deus como entendimento de todo meio que cerca um índividio, seja como : Surgimento,crianção.
 Relações de ação e reação pode sercolocada à prova em cálculos matemáticos e confirmada já que ocorrem interação ( Entre objetos).O racionalismo vê a razão  como uma ferramente de julgar já lembrando que a razão não próvem dosmesmos metódos da experiência ( Empirismo).

   As idéias Racionalistas surgiram quando o estado e igreja foram separados, tendo a ciência  como base para explicação de idéias antes inteligeiveis parainterpretação entre o homem e a natureza. O homem começou a usar razão para a explicação de fatos já "esclarecidos" pela igreja. São Tomás de aquino,por sua vez, era um ideolizador do FilósofoAristóteles que já o segundo, defendia a metafísica de platão. A essência (bruta) da teória de platão era : "não há nada neste mundo que seja real, mas que tudo são sombras das coisas que estão num mundointeligível (mundo das idéias)".Aprimorando a teoria de Platão,Aristóteles deixou a interpretou de uma outra maneira,mais conciso criando uma nova metafísica: " Tudo no mundo é compreensível,possívelde se entender e interpretar,pois para o homem,é possível encontrar a essência das coisas nas próprias nas próprias coisas através do sentido humano."
 Tomás tendo adicionado a teória deAristóteles, introduziu ao homem a dúvida, mostrando-os que a mesma é uma fonte de procurava inesgotável. Levando a dúvida ao homem, mostrando por que as  verdade incontestáveis da igreja não passaria pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • racionalismo
  • Racionalismo
  • Racionalismo
  • o racionalismo
  • Racionalismo
  • Racionalismo
  • racionalismo
  • racionalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!