racionalismo

Páginas: 7 (1747 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014












Sintese






EMPIRISMO RACIONALISMO
O empirismo é, juntamente com oracionalismo, uma das grandes correntes formadoras da filosofia moderna (séculos XVI-XIX). Enquanto empirismo que o racionalismo deDescartes explicava o conhecimento humano a partir da existência no indivíduo de idéias inatas que se originavam em última análise de Deus, os empiristaspretenderam dar uma explicação do conhecimento a partir da experiência, eliminando assim a noção de idéia inata, considerada obscura e problemática. Para os empiristas, todo o conhecimento provém de nossa percepção do mundo externo, ou do exame da atividade de nossa própria mente. Os principais filósofos empiristas clássicos foram Francis Bacon, Thomas Hobbes, John Locke, George Berkeley e David Hume".Introdução 



A disputa entre o racionalismo e o empirismo diz respeito à medida que somos dependentes da experiência sensorial em nosso esforço para ganhar conhecimento. Racionalismo e empirismo se opõem em posições dentro da epistemologia. O racionalista acredita que a razão pura (Razão independente da experiência) pode produzirconhecimento informativo, o conhecimento de (alguns aspectos) do mundo, e não apenas das relações entre os nossos conceitos. Tal conhecimento racional é etiquetado, a priori, para indicar que é antes e independente da experiência. As marcas características de um conhecimento a priori são universal. Empirismo é a negação do racionalismo. O empirista insiste que todo o nosso conhecimento informativo,todo o nosso conhecimento do mundo, é derivado da experiência. Os racionalistas afirmam que há formas significativas em que os nossos conceitos e conhecimentos são obtidos de forma independente da experiência sensorial. Os racionalistas compartilham a visão de que há conhecimento inato, eles diferem em que eles escolhem diferentes objetos de conhecimento inato. Empiristas afirmam que a experiênciasensorial é a melhor fonte de todos os nossos conceitos e conhecimentos. Racionalistas geralmente desenvolvem a sua visão de duas maneiras. Primeiro, eles argumentam que há casos em que o conteúdo de nossos conceitos ou conhecimento ultrapassa a informação de que a experiência dos sentidos pode proporcionar. Em segundo lugar, eles constroem relatos de como razão de alguma forma ou de outra determinaque informações adicionais sobre o mundo.

















 
Racionalismo

Origem:
O racionalismo é a corrente filosófica que começou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica; se preocupa em procurar, estabelecer, e encontrar caminhos para alcançar determinados fins.
O racionalismo, fica à base do planejamento da organização econômica eespacial da reprodução social. A proposição do interesse coletivo elimina os conflitos existentes em uma sociedade, Abre espaço para soluções racionais a ‘problemas’ econômicos com base em soluções técnicas e eficazes.
O racionalismo acredita em razão como capacidade de julgar o verdadeiro e o falso. Para eles, também, deve-se utilizar como forma de conhecimento a matemática.
Para os filósofos oshomens nascem com suas idéias descritas em sua mente. No racionalismo são consideradas três idéias:
1- As que vêm da captação da realidade
2- As que são frutos da nossa imaginação
3- E as idéias que nascem com o sujeito, como uma espécie de dádiva de Deus.
Os seus principais representantes foram:
Cartésio, que teve participação na filosofia moderna.
Benedictus Spinoza procurava o bem supremoatravés de Deus que é sua filosofia.
Gottfried Leibnitz teve muitos aspectos filosóficos estudados pelo homem.


Empirismo
Origem:
O Empirismo denomina a Experiência como o centro de conhecimento científico, como o exame da atividade da mente humana e entender o mundo externo através da sabedoria. Daí parte o Empirismo de caráter individualista com a variação de percepções, dependendo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Racionalismo
  • Racionalismo
  • Racionalismo
  • o racionalismo
  • Racionalismo
  • Racionalismo
  • racionalismo
  • racionalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!