Racionalismo

Páginas: 2 (479 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
O racionalismo

O racionalismo é o método de observar as coisas baseando-se unicamente no que chamamos de razão e consiste em acreditar nas ideias inatas e no raciocínio lógico. Também podemosdefinir racionalismo como a doutrina que privilegia a razão como fonte do conhecimento.
O racionalismo como doutrina enfatizava que tudo que existe tem uma causa séculos mais tarde, os filósofosracionalistas modernos utilizaram a matemática como instrumento da razão para explicar a realidade.
Quando pensamos na palavra racionalismo, logo ligamos isso a palavra razão, pois o racionalismo é o pontode vista que afirma que a razão é a única capaz de propiciar conhecimento adequado da realidade.
René Descartes pode ser considerado o representante ilustre do racionalismo, ele é o marco dorompimento da filosofia medieval e o início da filosofia moderna, porém o racionalismo nasceu antes de Descartes, com os filósofos pré-socráticos, sendo um deles Aristóteles.
Descartes Defendeu uma novamaneira de pensar a respeito da ciência inaugurada por Copérnico e Galileu, que bagunçou todo o sistema Aristotélico. Ele não queria duvidar por duvidar como os céticos, mas pôs em duvida todo seuconhecimento adquirido, então percebeu que algumas verdades são indiscutíveis, como a matemática por exemplo, sendo assim o método matemático foi escolhido por ele como instrumento de auxílio da razão.Os racionalistas, assim como Descartes, acreditavam num conhecimento anterior a experiência (A priori), como por exemplo 2+2=4 é uma proposição conhecível a priori porque posso conhecê-larecorrendo unicamente ao pensamento.
Seguindo a linha racionalista, temos também Baruch Spinoza e Gottfried Leibnitz .
Baruch Spinoza procura o bem supremo, através da filosofia, que é Deus. Para isso, usa ométodo matemático de Descartes. Substância é o que é em si mesmo e por si mesmo se concebe, isto é, aquilo cujo conceito não necessita de outros conceitos para ser formada essa substância infinita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • racionalismo
  • Racionalismo
  • Racionalismo
  • o racionalismo
  • Racionalismo
  • Racionalismo
  • racionalismo
  • racionalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!