Racionalidade

Páginas: 2 (282 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
PERGUNTA 1Introdução
A questão dissertativa refere-se à elaboração de um texto crítico sobre as principais características do conhecimento científico. Leia com atenção a reflexão de Demo (1985,p.21) e caracterize o conhecimento científico, posicionando-se de forma crítica (concordando ou discordando dessa argumentação) sobre a valorização de uma das características do conhecimentocientífico:a racionalidade.

[...] a racionalidade que a ciência gostaria de fundar é também um conceito ideológico, porquanto não pode ser definida fora de um contexto social dado. Se a definirmos comoaescolha dos meios mais aptos para atingirmos os fins, está claro que, ao não discutirmos os fins, apenas deslocamos a questão. O homem perfeitamente racional seria um robô, e já não saberíamos qualapior neurose: se aquela que achamos irracional ou esta da total racionalidade. Há outras culturas que valorizam mais componentes míticos, estéticos, parapsicológicos etc. Nada haveria desurpreendente,se daqui a alguns séculos nossos sucessores na história venham a nos julgar irracionais, porque acreditávamos em coisas tão frágeis e mal arrumadas como aquelas que chamamos agora de ciência. Oesforçoque a ciência faz para vender-se como proposta racional é muito mais técnica de convencimento do que característica intrínseca (DEMO, 1985, p. 21).

Referência bibliográfica: DEMO,Pedro.Introdução à metodologia da ciência. 2 ed., São Paulo: Atlas, 1985.
Processo
O texto elaborado deverá observar a adequação sintática, a correção gramatical, ser redigido de forma clara e objetiva,explicitaros pressupostos teóricos, relacionando-os diretamente à questão proposta.

Avaliação
A atividade será avaliada de acordo com os seguintes critérios:
2,0 1,0 0,5 0Explicitação dospressupostosteóricos, relacionando-os diretamente à questão proposta.


Uso da modalidade escrita padrão da Língua Portuguesa. Explicitação parcial dos pressupostos teóricos, relacionando-os ainda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • racionalidades
  • Racionalidade
  • Racionalidade
  • Racionalidade
  • A Redescoberta da Racionalidade
  • Racionalidades Constitucionais
  • Racionalidade nas organizaçoes
  • racionalidade moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!