RACIONALIDADE DO CAPITALISMO E SERVI O SOCIAL

Páginas: 3 (676 palavras) Publicado: 25 de junho de 2015
RACIONALIDADE DO CAPITALISMO E SERVIÇO SOCIAL

Este capítulo tem por objetivo estudo dos processos e determinações do trabalho nas sociedades capitalistas à luz dos fundamentos de umaontologia do ser social e que tem dois pressuposto; o primeiro é o que os homens, para prover sua existência material, relacionam-se com a natureza, transformando e fazendo transformar a si mesmo; osegundo é o que este ato de autocriação e de autotransformação, a atividade humana é prática porque se realiza por meio de objetivações, e social porque por intermédio dela o homem apropria-se doconjunto das objetivações humanas.
O trabalho, enquanto atividade prático-social, engrenda duplo movimento: o homem transforma a natureza e faz transformar a si mesmo e a outros homens, é essemovimento que consubstancia a sociabilidade humana porque o trabalho é para o homem a condição natural da sua existência.
A força ou capacidade de trabalho consiste no conjunto das faculdadesfísicas e espirituais que existem na personalidade viva de um homem e que ele põe em movimento toda vez que produz valor de uso.
Esses valores de uso, ou propriedades úteis das coisas são oseu valor natural de cada coisa consiste para satisfazer as necessidades da vida humana.
A força de trabalho é cristalizada em mercadorias, é colocada no mercado para ser comparada a outrasmercadorias, na medida em que produz mercadorias para satisfazer necessidades sociais, o trabalho tem valor de uso, porque é um trabalho concreto qualitativo e ao produzir mercadorias permutáveis, otrabalho humano é abstrato.
A troca entre diferentes produtos só se realiza porque eles acabam por serem igualados quantitativamente, pelo tempo de trabalho socialmente necessário que éaquele requerido para produzir um valor de uso qualquer, nas condições de produção socialmente normais e essa igualdade entre as mercadorias é resultado da mistificação que envolve as relações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitalismo monopolista e Servi o Social
  • Servi;o Social
  • Servi O Social
  • SERVI O SOCIAL
  • Servi O Social
  • servi o social
  • SERVI O SOCIAL
  • Servi Os Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!