raciocinio logico

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
 2º Simulado de Raciocínio Lógico

Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um argumento lógico, formado por uma ou mais premissas — que devem ser consideradas verdadeiras — e uma conclusão, a ser julgada CERTA ou ERRADA, a partir das premissas.

1. (CESPE) Irene passou bom tempo olhando seus tênis, seus sapatos de salto, sua blusa e sua camiseta, tentando decidircomo iria vestida para uma festa. Uma hora depois, seu irmão Pedro a viu sair de casa e afirmou que ela não foi de tênis e camiseta.
Conclusão: Irene deixou os tênis e a camiseta em casa.
( ) Certo      ( ) Errado
Resolução:
Nessa questão não tem como concluir que a irene deixou os tênis e a camiseta em casa, visto que ela pode ter saído com eles na mão ou ter feito qualquer outra coisa. Tambémdevemos notar que a conclusão que a questão nos deu não tem nada a ver com as premissas, em momento algum foi falado o que está na conclusão. Portanto, QUESTÃO ERRADA.
2. (CESPE) As normas bancárias exigem que, para tomar empréstimo, o cliente apresente comprovante de renda ou declaração de imposto de renda. Com base nessas normas, determinado banco rejeitou a solicitação do cliente S em razão dea exigência não ter sido cumprida. Conclusão: o cliente S não apresentou comprovante de renda nem declaração de imposto de renda.
( ) Certo      ( ) Errado
Resolução:
Vou reescrever a proposição: Se for tomar empréstimo então o cliente deve apresentar comprovante de renda ou declaração de imposto de renda.
“A exigência foi descumprida” essa frase faz com que a exigência tenha valor lógicofalso, portanto para que a exigência seja falsa devemos ter: P(QR)= F e para dá F a proposição P deve ser V e a proposição (QR) deve ser falsa e para (QR) ser falsa as duas proposições simples Q e R devem ser falsas. Logo, a conclusão vai ficar assim: O cliente tomou empréstimo V. P=VO cliente não deve apresentar(não apresentou) o comprovante de renda V. Q=F O cliente não apresentou a declaração de imposto de renda V. R=F CONCLUSÃO: : O cliente S não apresentou comprovante de renda nem declaração de imposto de renda. QUESTÃOCERTA.





3. (CESPE) Lúcio visitou três detentos no presídio: Mateus, muito religioso, que sempre diz a verdade; Juca, ressentido, que sempre mente, não falando nunca a verdade; e Otávio, de poucas convicções, que ora mente, ora diz a verdade. Lúcio não conhece nenhum desses detentos, mas sabe que um deles será libertado amanhã. Em conversa com eles, Lúcio ouviu um deles dizer: “Amanhã eu saioda cadeia”. Outro complementou: “É verdade, amanhã ele sai da cadeia”. E o terceiro contestou ambos: “Sou eu que amanhã saio da cadeia!”. Conclusão: quem sairá do presídio amanhã será Mateus.
( ) Certo      ( ) Errado
Resolução: Mateus sempre diz a verdade.Juca sempre mente. Otávio ora mente, ora diz a verdade.
“Amanhã eu saio da cadeia” ---> aqui pode ser Mateus ou Otávio FALANDO. “É verdade, amanhã ele sai dacadeia”--> aqui pode ser Mateus ou Otávio tbm. “Sou eu que amanhã sai da cadeia”----> aqui pode ser só o Juca. CONCLUSÃO: não podemos concluir que será o Mateus que sairá amanhã da cadeia, pois, pode sair Mateus ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raciocínio lógico
  • raciocinio lógico
  • raciocínio lógico
  • raciocinio logico
  • Raciocínio Lógico
  • Raciocínio lógico
  • Raciocinio logico
  • Racíocinio Lógico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!