Quinhentismo

Páginas: 4 (899 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
Quinhentismo

O período denominado Quinhentismo corresponde a todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI. Nessa época, não podemos falar ainda de uma literaturabrasileira, mas sim de um literatura sobre o Brasil, que denota a comovisão, as ambições e as intenções do homem europeu.
A historia da literatura brasileira tem inicio em 1500, com a Carta de Pero Vazde Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, enviada a D. Manuel I, comunicando a descoberta das terras brasileiras.
Este período inicial de nossa literatura é conhecido como Quinhentismo,porém tal denominação refere-se à cronologia (século XVI), não possuindo uma conotação estética. Pode ser usada também para o Classicismo, período literário marcado por uma mentalidade renascentista ecultivado na época em Portugal. No entanto, utiliza-se esse termo para denominar o primeiro período histórico da mesma. Faz-se necessário, entretanto, ressaltar que esse período constitui-se mais comouma literatura sobre o Brasil, produzida no Brasil, do que uma literatura efetivamente de autoria brasileira.
Nessa época, Portugal desenvolvia a crônica histórica e informativa, divido às GrandesNavegações, conquistas e descobertas ultramarinas. Predominam o desejo de expansão do cristianismo e o anseio de conquista e domínio. Podemos dividir a obra desse período entre as quais se enquadram naliteratura informativa, dos quais fazem parte os textos sobre o Brasil, e os que integram a literatura jesuítica, resumindo os escritos dos jesuítas envolvidos com a catequese.

LiteraturasLiteratura Informativa: Tem como objetivo informar sobre o descobrimento de novas terras, o levantamento do que há nas terras.


Literatura Jesuítica: Tinha como objetivo catequizar, literatura doensinamento. Tradicionalismo medieval, aproveitamento do folclore.

Carta de Caminha
Carta a el-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil

Senhor, posto que o capitão-mor desta vossa frota, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quinhentismo
  • Quinhentismo
  • QUINHENTISMO
  • quinhentismo
  • Quinhentismo
  • Quinhentismo
  • Quinhentismo
  • QUINHENTISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!