Quinhentismo

Páginas: 2 (310 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2013
O quinhentismo é assim chamado por ter começado no ano de 1500. Com a chegada dos europeus no território brasileiro inicia-se uma fase de produção escrita no país.
É dividido em:
-Literatura informativa, onde viajantes/jesuítas descrevem o Brasil para repassar aos europeus, tendo como primeira obra a conhecida "Carta de Pero Vaz de Caminha" considerada como certidão denascimento do Brasil
- Literatura catequese, onde jesuítas que chegaram em 1540 ao território brasileiro têm o objetivo catequização dos índios e instalação do ensino público (fundaram os primeiroscolégios) com a ajuda do gênero teatral, de poesias e documentos informativos. O padre José de Anchieta conhece os tupi-guaranis, sua língua e sua cultura para tornar possível a catequização,é também responsável pela elaboração primeira gramática tupi-guarani. Sua principal manifestação teatral foi a peça "Auto de São Lourenço", cuja mostra o martírio que preferiu morrer queimado aorenunciar a fé cristã e seus principais poemas são "Do Santíssimo Sacramento" e "A Santa Inês".
Quinhentismo NÃO é literatura brasileira, mas, literatura sobre o Brasil, pois literaturabrasileira seria a visão do homem brasileiro e no quinhentismo a visão vem dos viajantes, jesuítas ou missionários europeus.

O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas asmanifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, durante o século XVI. É um movimento paralelo ao Classicismo português e possui ideias relacionadas ao Renascimento,que vivia o seu auge na Europa. A literatura do Quinhentismo tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, na forma da literatura informativa dasGrandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.1
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quinhentismo
  • QUINHENTISMO
  • quinhentismo
  • Quinhentismo
  • Quinhentismo
  • Quinhentismo
  • QUINHENTISMO
  • O Quinhentismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!