Quinhentismo.doc

485 palavras 2 páginas
Inicio:
Século XVI
1500
Tem esse nome, pois as manifestações literárias iniciaram no ano de 1500, pois em 22 de abril de 1500 Pedro Alvares Cabral chega à costa brasileira trazendo consigo seu escrivão Pero Vaz de Caminha. Que escrevera uma carta ao Rei Dom Manuel considerada a certidão de nascimento do Brasil.
A carta:
Traz a referida dicotomia claramente expressa, pois valoriza as conquistas e aventuras marítimas (literatura informativa) ao mesmo que a expansão do cristianismo (literatura jesuíta).

"A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. A cerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, (...) encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber. Os cabelos deles são escorregadios...”.

“...enquanto andávamos nessa mata a cortar lenha, passaram alguns papagaios por essas árvores, alguns deles sendo verdes, outros pardos, grandes e pequenos, de sorte que me parece que haverá muitos nesta terra”.

Literatura informativa:
Textos informativos;
Linguagem simples, porém com muitos adjetivos devido à exuberância do litoral do Brasil;
Descrição da Fauna, Flora, Habitantes;
Relatos da viagem;
Possibilidades de metais e riquezas na terra.

Literatura Jesuíta
A partir de 1530, Portugal toma posse de novas terras, trazendo jesuítas para o Brasil, com o objetivo principal de catequisar os índios.
Com produções do tipo:
Poesia de devoção;
Teatro: com peças inspiradas em passagens bíblicas;
Crônicas;
Relatos dos avanços.
Tendo como principal escritor o Padre Jose de Anchieta, que fora o autor da primeira gramatica do tupi guarani e varias poesias de devoção.

1. Lembrando que a literatura brasileira não tinha uma identidade própria e foi formada sob influência da

Relacionados