Quimiga o

2417 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Alisson Oliveira
Leonardo Dias

Quimigação

Monte Carmelo – MG
2015
Introdução

Tradicionalmente, a aplicação de agroquímicos (fertilizantes e defensivos) na agricultura tem sido feita com o uso de pulverizadores costais ou mecanizados. Esse processo tem alguns inconvenientes, tais como: o contato do produtor rural com o defensivo aplicado e a baixa uniformidade de aplicação, principalmente no caso manual. Outra característica da operação através de pulverizadores é a dificuldade de se efetuar várias aplicações, em função do custo da operação e da mão-de-obra necessária, sem falar da necessidade de transitar com máquinas e implementos no meio da lavoura, aumentando os riscos de danos à cultura e de compactação do solo.
Como alternativa para a aplicação de produtos na lavoura, nos Estados Unidos, na década de 50, começou-se a utilizar os sistemas de irrigação por aspersão para aplicar fertilizantes, o que se chamou de "fertigação". Com a popularização dessa prática e a evolução nos sistemas de irrigação e na formulação dos agroquímicos, foram sendo incorporados novos produtos no processo e, na década de 70, iniciou-se a prática de aplicar também herbicidas, fungicidas, inseticidas e nematicidas.
Isto deu origem ao termo "quimigação", referindo-se aos agroquímicos, em geral, e não mais restrito aos fertilizantes.Apesar de existirem casos em que se faz quimigação usando a irrigação por gravidade (sulcos, bordas, bacias em nível etc.), são os métodos pressurizados (aspersão e localizada) os que melhor se adaptam ao processo. Atualmente, os sistemas por aspersão convencional, pivô central, microaspersão e gotejamento são os mais usados para aplicação de agroquímicos.
A quimigação consiste em aplicar uma solução, ou calda, de agroquímicos (fertilizante, inseticida, fungicida, herbicida ou nematicida) por meio do sistema de irrigação. Quando se trata de produtos que atuam no solo, a aplicação, em princípio, pode

Relacionados

  • INSTRUMENTACÃO ANALÓGICA E MICROPROCESSADA APLICADA À LEITURA DE VAZÃO
    4130 palavras | 17 páginas