Quimica

Páginas: 3 (501 palavras) Publicado: 11 de abril de 2015
1 – INTRODUÇÃO

Solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias. A substância presente em maior quantidade é denominada solvente, e as outras substâncias na solução são conhecidas comosoluto e dizemos que estão dissolvidos no solvente. O comportamento da solução geralmente depende da natureza do soluto e da sua concentração.
A solução também pode apresentar-se nesses três estados damatéria. Todas as misturas gasosas são soluções porque qualquer mistura de gases é homogênea. Soluções sólidas, como certas ligas metálicas, são comuns. A grande maioria das soluções, entretanto,existe no estado líquido. Soluções líquidas são formadas pela dissolução de um gás, líquido ou sólido em um líquido. Se o líquido é a água, a solução é chamada de solução aquosa.
Um modo simples de saberou comprovar se uma solução é ácida, neutra ou básica é através de indicadores, tais como: papel de tornassol ou solução alcoólica de fenolftaleína. O papel de tornassol azul em meio ácido adquire acoloração vermelha e o papel de tornassol vermelho em meio básico adquire a coloração azul. A solução de fenolftaleína permanece incolor em meio ácido e em meio básico adquire coloração rosa.


2 –OBJETIVO

Demonstrações dos cálculos necessários para a preparações de uma solução diluída a partir de uma solução de estoque.


3 – MATERIAIS

Pipeta;
Funil;
Balão de 100 ml;
Becker de 100 ml.


4 -METODOS

1º - Preparação de 100 ml de HCl 0,1 M (dados: M.M.HCl= 36,5 g/mol; dHCl= 1,19 g/mol)
Adicionamos um pouco de água no balão, logo em seguida adicionamos 0,30 ml de HCl ao balão com o auxílio deuma pipeta e completamos o restante com água, para obter os 100 ml.

2º - Preparação de 100 ml solução sacarose 0,1 M (dados: M.M.C12H22011= 342,31)
Adicionamos um teor de água, depois adicionamos3,5g d sacarose e completamos com água. É feita a mistura para diluição da sacarose.

3º - Diluição da solução de permanganato de potássio 0,1 M a 0,1 M.
Foi adicionado 90 ml de agua com 10 ml da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!