Rersumo Bethy Coelho Et

433 palavras 2 páginas
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade/ Maria Betty Coelho Silva. 10.ed – São Paulo: Ática, 1999.
Resumo:
A autora relata sobre sua primeira experiência como pedagoga e contadora de histórias e como as crianças ficam atentas. (p.7).
Contar histórias na escola ou em qualquer lugar desperta na criança o gosto pela leitura, por isso quando mais cedo inserirmos a criança nesse mundo da narrativa melhor será desenvolvimento em outras áreas. (p.12).
Cada faixa etária se interessa por um determinado tema de histórias, é bom conhece-los para que a criança entenda o que o narrador conta e desperte sua imaginação. Os interesses da faixa etária do pré-escolares interessa geralmente por histórias de bichinhos brinquedos histórias de criança e história de repetição. Já a faixa etária escolar dos 7 aos 10 anos em diante preferem histórias de aventura, de fadas, encantamento, historias humorísticas entre outras. (p.15).
Segundo a autora são elementos essenciais de uma história, enredo, a introdução, clímax e desfecho. (p.21)
Deve-se estudar diversas formas de apresentação das histórias, cada recursos tem suas vantagens e os mais utilizados são: a simples narrativa, narrativa com auxílio do livro, uso de gravuras, flanelógrafo, desenhos e narrativas com interferência do narrador e ouvintes. (p.31)
É conveniente ter um breve diálogo com as crianças antes de iniciar uma narrativa. (p.47)
Ouvir as opiniões das crianças e deixa-las participar, ajuda a estimular a imaginação e incentiva a aprendizagem de novas palavras. (p.49).
As atividades subsequentes servem para assimilar o conteúdo e desenvolver a criatividade (p.59)
Citaçoes:
“Em louvor a esta arte é meu intuito reativar o interesse por sua importância, reavivando-a na lembrança dos que me escutam. Afinal, quem não se lembra de alguma história ou vida na infância?” (p.08)
“Contar histórias é uma arte, por conseguinte requer certa tendência inata, uma predisposição, latente alias em todo

Relacionados