Quimica

Páginas: 2 (460 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
DENSIDADE
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:

Matematicamente, a expressãousada para calcular a densidade é dada por:

A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou ograma por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L). Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume, istosignifica que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. 

DENSIDADE ABSOLUTA
Denomina-se densidade absoluta de um corpo, a razão contida entre a massa e o volume, quetoma conta dessa massa. 
DENSIDADE RELATIVA
A densidade relativa é a relação entre a densidade absoluta de um material e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo dadensidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 kg/dm³ (equivalente a 1,000 g/cm³) a 4°C.
DENSIDADE APARENTE

já adensidade aparente é algo parecido, mas obtido em areias, ou britas, onde existem ar ou fluidos (óleo, água) completando os espaços entre as partículas. É também chamada massa específica aparente. Umexemplo seria a brita, que se produzida a partir de granito, que possui densidade (massa volúmica) de 2,75 g/cm3 (ou 2750 kg/m3), resulta em densidades aparentes de 450 a 550 kg/m3.



Igualmente,o quartzo, de densidade 2,65 (correspondente a 2650 kg/m3), resulta em areias que podem possuir densidade aparente de 830 a 890 kg/m3, por exemplo. Pela densidade do ar, o mais comum dos fluidos gasosos apermear sólidos granulados, ser mais baixa que a densidade do sólido, a densidade aparente do sólido granulado tenderá a ser mais baixa que a densidade do sólido propriamente dito.
PESO ESPECIFICO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!