Microeconmia

Páginas: 2 (463 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1) Não é característica do monopólio:
a) Barreiras à entrada de novas firmas.
b) Transparência de mercado.
c) Produto sem substitutos próximos.
d) Lucros extraordinários a longo prazo.
e) Lucrosextraordinários a curto prazo.

RESPOSTA: alternativa b.
Solução:
O monopólio não tem transparência de mercado para evitar que novas empresas tentem entrar no mercado. Por exemplo, empresasmonopolistas não divulgam sua tecnologia, sua fonte de matériaprima, seu processo produtivo, sua capacidade ociosa etc. para conseguir manter seus privilégios e seus lucros extraordinários.

2) De acordocom a teoria microeconômica, a diferença básica entre firmas que operam em concorrência perfeita e firmas que operam em monopólio (monopolista) é que:
a) O monopolista não pode cobrar um preço quelhe proporcione lucro substancial, ao passo que o concorrente perfeito sempre pode ter um lucro desse tipo.
b) O concorrente perfeito pode vender quanto quiser a determinado preço, enquanto omonopolista tem que reduzir seu preço, sempre que quiser qualquer aumento de suas vendas.
c) A elasticidade da procura diante do monopolista tem um valor maior do que a elasticidade da procura ante oconcorrente perfeito.
d) O monopolista procura maximizar lucros, enquanto o concorrente perfeito procura igualar o preço ao custo médio.
e) O monopolista apresenta uma curva de custo médio sempredecrescente, enquanto o concorrente perfeito não apresenta nenhuma curva de custos.

RESPOSTA: alternativa b.
Solução:
De acordo com a teoria microeconômica, uma diferença básica entre firmas que operam emconcorrência perfeita e a firma que opera em monopólio (monopolista) é que o concorrente perfeito pode vender quanto quiser a determinado preço, enquanto o monopolista tem que reduzir seu preçosempre que quiser qualquer aumento de suas vendas. Isso porque, para o monopolista, a curva de demanda do mercado é a própria curva de demanda do monopolista, enquanto para o produtor, no regime de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macroeconomia e microeconmia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!