Quimica

Páginas: 16 (3955 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014



SUMÁRIO

OS METAIS

CONSIDERAÇÕES AMBIENTAIS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS METAIS

CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DOS METAIS

LIGAÇÃO METÁLICA

TERMODINÂMICA

ESTRUTURA CRISTALINA
APLICAÇÕES DO AÇO
METAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ARMADURAS
ESTRUTURAS
COBERTURA TRELIÇADA
COBERTURAS METÁLICAS / FECHAMENTOS
DESVANTAGENS E PROBLEMAS COM O USO DE METAIS
CONCLUSÃOPropriedades dos metais

OS METAIS
A maior parte dos elementos da tabela periódica tem carácter metálico. É necessário referir, no entanto, que nem todos os elementos metálicos se encontram com uma expressão significativa na crosta terrestre, pelo que a suaexploração, por exemplo, a partir da extração de minas e posterior purificação, pode englobar processos morosos e de tecnologia dispendiosa e ou poluente. Por outro lado, a exploração de minas torna-se cada vez mais difícil e onerosa à medida que o mineral se vai esgotando e é necessário descer a níveis mais baixos na exploração.

CONSIDERAÇÕES AMBIENTAIS
- Matérias-primas: metais como alumínio eferro são abundantes.
Outros, como zinco, crómio, cobre ou chumbo, são limitados.
- Extração: alteração da paisagem
- Energia: uso intensivo de energia.
- Segurança: eliminação de gases tóxicos durante a produção.
Possibilidade da presença de metais tóxicos como chumbo ou cádmio
- Reciclabilidade: facilmente recicláveis, a baixo custo.
Os metais distinguem-se dos outros sólidos cristalinospor um número
de propriedades físicas que lhe são comuns.

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS METAIS
- elevadas densidade, ponto de fusão e de ebulição.
- elevadas condutibilidades térmica e eléctrica
- elevado coeficiente de dilatação
- elevada maleabilidade (podem ser prensados em folhas)
- elevada ductilidade (podem ser estirados em fios)
- elevada resistência mecânica
- brilho acentuado
Aspropriedades dos metais impuros, no entanto, podem diferir significativamente das dos metais puros. A adição de pequenas impurezas (metálicas ou não metálicas) a metais puros, formando uma liga metálica, pode conduzir a propriedades especiais de grande interesse tecnológico de que são exemplo os aços, os latões e os bronzes.
O objetivo da ciência de materiais consiste em relacionar ascaracterísticas estruturais dos materiais com as suas propriedades macroscópicas.

CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DOS METAIS
Substâncias inorgânicas constituídas por um ou mais elementos metálicos (e.g. ferro, cobre ou titânio) e, por vezes, elementos não metálicos (e.g. oxigénio, azoto, carbono); os átomos metálicos apresentam uma ligação química característica; ligação metálica; nos metais, os átomosencontram-se dispostos de forma ordenada, formando cristais de elevada compacidade, NC entre 8 e 12.
Por exemplo, a ligação química característica dos metais – a ligação metálica – envolve a partilha dos elétrons de valência por todos os átomos presentes, logo é uma ligação não direcional. A não direcional da ligação metálica favorece um empilhamento compacto dos átomos nos metais, pelo que os númerosde coordenação (NC) observados são, em geral, elevados: de 8 a 12. As ligações químicas podem ser mais ou menos intensas, variando entre 68 kJ/mol no mercúrio (Hg) (com um ponto de fusão de -39 ºC) até 850 kJ/mol, no tungsténio (W) (com um ponto de fusão de 3410 ºC). A densidade, que depende do grau de compactação e das massas atómicas envolvidas, é, em geral, elevada nos metais. No entanto,elementos leves como o berílio (Be) (PA = 90 122 g/mol) ou o alumínio (Al) (PA = 26,9815 g/mol), apresentam valores de densidade tão baixos como 1,85 g/cm3 e de 2,71 g/cm3, respectivamente. Elementos como o ferro (Fe) (PA = 55,8470 g/mol) ou o cobre (Cu) (PA = 63 546 g/mol), apresentam valores de densidade intermédios, de 7,87 g/cm3 e de 8,94 g/cm3, e elementos mais pesados, como o chumbo (Pb) (...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!