quimica

Páginas: 8 (1787 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Anel ou Argola - Empregado como suporte do funil de filtração simples, funil de separação, tela de amianto e frascos que são colacados sobre a tela quando são aquecidos. É presa no suporte universal.
Balão de destilação - Balão de vidro com gargalo geralmente largo,com saida lateral para a passagem dos vapores durante uma destilação. Durante a destilação, tapa-se o balão com uma rolha providade um furo, por onde passa um termômetro, cujo bulbo fica na altura da saída do vapor, para medir a temperatura do mesmo.
Balão de fundo chato - Balão de vidro de volumes variável, utilizado para aquecimentos, refluxos, destilação e para armazenamento de liquidos.
Balão de fundo redondo - Aquecimento de liquidos e reações com despredimento gasoso.
Balão volumétrico - Balão de fundo chato egargalo comprido, calibrado para conter determinados volumes liquidos. Usado para preparação de soluções.
Batão de vidro ou bagueta - É um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções, mantendo as massas líquidas em costante movimento. Também auxilia na filtração.
Béquer - Serve para dissolver substâncias, efetuar reacões químicas. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela deamianto.
Bico de Bunsen - É a fonte de aquecimento mais usado no laboratório.
Bureta - Serve para dar escoamento a volumes variáveis de líquidos. Não deve ser aquecida. É constituida de tubo de vidro uniformemente calibrado, graduado em décimos de milimitro. É provida de um dispositivo que permite o fácil controle de escoamento.
Cadinho - Usado para calcinação (aquecimento a seco muitointenso) de substancias. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen, apoiado sobre o triangulo de porcelana, platina, amianto etc.
Capela - Local fechado, dotado de um exaustor onde se realizam as reações que liberam gases tóxidos num laboratório.
Cápsula de porcelana - Peça de porcelana utilizada em evaporações, dissoluções a quente, calcinações: secagem e aquecimentos.
Condensador -Utilizado em destilações. Tem po finalidade condensar os vapores dos líquidos.
Dessecador - Recipiente de vidro ou porcelana, inteiramente fechado e vedado, que contém em sua parte inferior uma substancia capaz de absorver água. É usado para conservação de sólidos ou mesmo líquidos, no estado seco, ou mesmo para priválos de umidade. Usado para resfriamento de substancias em atmosfera contendo baixoteor de umidade.
Erlenmeyer - Utilizado para titulações, aquecimento de líquidos, dissolução de substancia e realização de reações quimicas. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto.
Espátula - Permite retirar substancias sólidas de frascos. É confeccionada em osso, porcelana ou metal.
Funil comum - Usado para transferencia de líquidos.
Funil de Buchner e Kitassato - Funil deporcelana espessa, posssuindo diversos furos internamente. É usado em filtrações rápidas, quando necessita-se separar os sólidos dos líquidos. É adaptados por meio de uma rolha ao Kitassato. O Kitassato é um frasco de vidro de paredes espessas eu resistem ao vácuo e possui uma saída lateral, na qual adapta-se uma mangueira de borracha que é ligada á trompa de vácuo.
Funil de decantação ou deseparação - Usado para separação de líquidos não miscíveis entre si. Deixa-se decantar a mistura e, a seguir, abre-se a torneira deixando escoar a fase mais densa.
Garra - Estas garras permitem sustentar outros objetos nos suporte.
Gaspilhão - Permite lavar tubos de ensaio.
Kitassato - É utilizado para efetuar filtrações a vácuo.
Mufa - É um adaptador do suporte universal e de outros utensílios.
Mufla- è um tipo de estufa que permite calcinar materiais.
Pêra - Usada para pipetar soluções.
Pinça de madeira - Usada para prender tubos de ensaio durante o aquecimento direto no bico de Bunsen.
Pinça metálica ou Tenaz de aço - Usada para manipular materiais aquecidos, como cadinhos, béquers, etc. È geralmente de ferro ou níquel.
Pipeta graduada - Consiste de um tubo de vidro estreito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica
  • quimica
  • Quimica
  • QUIMICA
  • qUIMICA
  • quimica
  • quimica
  • quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!