jogos de tabuleiro

Páginas: 12 (2895 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Direito á liberdade

“A liberdade das mulheres de hoje, maior ou pelo menos mais visível do que a dos tempos antigos, não passa de um dos aspectos da vida mais fácil das épocas prósperas; os princípios e mesmo os preconceitos não foram seriamente atingidos.” 
O movimento igualitário desencadeado pela Revolução Francesa (1789) não conseguiu derrubar as desigualdades entre homens e mulheres. Asmulheres do Terceiro Estadofizeram, à época, diversas denúncias contra a situação de inferioridade que viviam em relação aos homens. Um ano após o início da Revolução, Condorcet publicou um artigo "Sobre a admissão das mulheres ao direito à cidadania"  , que foi ignorado pela Assembleia Nacional.
Em 1791, a escritora e artista Olympe de Gouges redigiu e publicou uma "Declaração dos Direitos daMulher e da Cidadã, fazendo referência à Declaração de 1789. Constava desse texto, por exemplo, a afirmação de que "a mulher tem o direito de subir ao cadafalso", assim como o "direito de subir à tribuna"
Na Europa, a primeira manifestação em favor da igualdade entre os sexos foi a de Poulain de la Barre, num opúsculo criado em 1673 

Direito á privacidade

Quando uma pessoa (seja chefe,marido ou pai) viola correspondência, revira gavetas ou fuça nas ligações de outra pessoa está violando sua privacidade. Isso é entendido quando se trata de um homem mas é desrespeitado quando se trata de mulheres.

Já vi garotas cujas mães fiscalizavam o lixinho do banheiro e que eram submetidas a rigorosos interrogatórios se por acaso não fossem encontrados absorventes em certos dias do mês. Orabolas, será que isso é respeitar a privacidade da pessoa?

Quando eu estudava em colégio de freiras era comum os pais levarem as filhas ao médico para um vexatório 'teste de virgindade', claro que contra a vontade delas. E isso não é quase um 'estupro'? Em algumas regiões isso não chega a tanto, mas as filhas são mantidas sob rigorosa vigilância, os filhos façam o que quiserem com as filhas dosoutros.


Direito á informação e a educação


Hoje em dia acontece uma coisa curiosa: a maioria das classes onde dou aulas é composta por mulheres. Será que isso significa que esse 'direito à informação e educação' está sendo respeitado ou que nós o estamos fazendo valer? Também tem essa questão, não adianta presumir que os outros respeitarão nosso direito se nós não dermos valor a ele.
Sepor um lado as classes são na maioria compostas por mulheres, também vejo muitas jovens abandonando os estudos para casar e criar filhos. Nada contra, isso é uma opção pessoal delas - ou não. Se é realmente uma opção tudo bem, mas se é forçado por falta de outra saída estou contra. Quando uma mulher se casa jovem e não tem condições de trabalhar por não ter completado os estudos ou ser ainda muitojovem o marido deveria assumir o encargo de custear sua educação.
Deveriam criar uma lei segundo a qual o marido deveria pagar bolsa-estudo para a mulher em caso de divórcio, caso ela não tenha concluído seus estudos. Não concluiu porque estava cuidando dele e dos filhos que teve com ele, como se casamento fosse profissão. Então ele tem a obrigação de dar a oportunidade que tirou da mulher,pagando seus estudos até que ela possa manter-se sem necessidade da ajuda dele, assim ficaria assegurado o direito à informação e educação. Mas nossos governantes não estão pensando nisso, quem é que está preocupado com os direitos da mulher lá em Brasília? Estão muito mais preocupados com a cotação do dólar e o preço do boi gordo.

Direito á saúde pública


O Estatuto do Idoso, no tocante àsaúde, abre portas e dá novo ânimo às pessoas com idade superior a sessenta anos na incessante busca pela efetivação das promessas constitucionais sanitárias, fortalecendo, dessa forma, a garantia fundamental presente no art. 196 da Carta. O estatuto reforça a obrigatoriedade constitucional do Estado (bem como atribui tal responsabilidade à família, à comunidade e à sociedade) na efetivação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jogos de tabuleiro
  • Jogos de tabuleiro
  • jogo de tabuleiro
  • Jogos de Tabuleiro
  • Jogos de tabuleiros
  • jogos de tabuleiros
  • jogos tabuleiro
  • jogo de tabuleiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!